NOVA MUTUM, 25 de Janeiro de 2022
icon weather 23 º 33 º
DÓLAR: R$ 5,51
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 18 de Novembro de 2021, 16:42 - A | A

Nova Mutum na Mídia

Univates e Prefeitura de Nova Mutum realizam visitas institucionais no RS e em MT

Equipe da administração municipal da cidade está em Lajeado e, na semana passada, equipe da Univates esteve em Nova Mutum.

Assessoria

Foto: Assessoria

image

A Universidade do Vale do Taquari - Univates e a Prefeitura de Nova Mutum, em Mato Grosso, realizaram visitas institucionais neste mês de novembro. Na última semana, entre os dias 9 e 12, uma equipe da Univates esteve na cidade e em outros municípios do entorno de Nova Mutum, conhecendo projetos e identificando possibilidades de atuação junto à administração pública municipal.

Em Nova Mutum, a Univates já integra, com o laboratório Unianálises, parte da estrutura do Parque Tecnológico da cidade, bem como projeta a instalação da instituição de ensino superior Faculdade Univates Nova Mutum. Em Sorriso, a Universidade tem parceria de pesquisa, por exemplo, com a Nutribras, por meio da qual circula no Brasil, desde outubro, o primeiro caminhão do país abastecido e movido com aproveitamento de dejetos suínos.

Nova Mutum — Lajeado

Nesta semana, estão na Univates o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Nova Mutum, Mauro Antônio Manjabosco; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Jimmy Anderson Huppes; o assessor jurídico do município, Cristiano da Silva Lino; e o responsável pela implantação do Parque Tecnológico Nova Mutum, José Marcos.

O grupo chegou a Lajeado na terça-feira (16) e permanece até sexta-feira (19). Ainda na terça conheceram a estrutura do Unianálises de Lajeado, cuja nova unidade foi inaugurada recentemente em Nova Mutum. Na quarta-feira, 17, foram realizadas diversas reuniões. A agenda da manhã foi aberta com uma apresentação do projeto Trilha de Carreiras para os convidados.

Na sequência, a equipe da Universidade apresentou os programas InovaRS, do Governo do Estado, e Pro Move Lajeado, do Governo Municipal, nos quais a Univates participa como articuladora. Durante a tarde da quarta-feira, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação apresentou os Programas de Pós-Graduação e os projetos de pesquisa que a Universidade desenvolve.

Para a quinta-feira (18), estão previstos encontros no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), nos quais o grupo poderá conhecer a estrutura do Tecnovates e da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates).

A sexta-feira (19) será encerrada com a visita do grupo no Rio Grande do Sul com encontros mediados pela Univates em Campo Bom, para conhecer o Feevale Techpark; e em Porto Alegre, para conhecer o Parque Científico e Tecnológico da Pucrs (Tecnopuc).

Lajeado — Nova Mutum

Participaram das visitas entre 9 e 12 de novembro a reitora da Univates, professora Evania Schneider, e os professores Júnior Roberto Willig, articulador da Universidade para ações em Mato Grosso; Carlos Cândido da Silva Cyrne, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Univates; e Guilherme Scheuermann, diretor de operações da Univates em Mato Grosso.

Dentre as atividades realizadas pela equipe da Univates em Mato Grosso estiveram uma palestra da reitora para estudantes da Faculdade Centro Mato-grossense (Facem), de Sorriso, entidade com a qual a Univates estuda cooperação interinstitucional, na quarta-feira (10); uma visita à Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (Acenm) e à Câmara de Dirigentes Lojistas de Nova Mutum (CDL), no dia 11; e visitas à Prefeitura e ao Parque Tecnológico Nova Mutum, no dia 12, oportunidades nas quais a equipe da Universidade foi recebida pelas lideranças da administração municipal.

“Foi uma semana intensa e muito produtiva”, destaca a reitora, professora Evania Schneider, sobre as visitas que realizou na última semana. “Volto de Sorriso e Nova Mutum impressionada com o carinho e orgulho das pessoas para com suas cidades, com a acolhida e o desejo de construir parcerias sólidas”, destaca. “Encontrei pessoas e instituições que acreditam no desenvolvimento alicerçado na educação e na pesquisa. Estou entusiasmada com tudo o que vi e ouvi, tenho certeza que a Univates poderá contribuir e aprender muito naquela região”.

 


Comente esta notícia