Assessoria
Nova Mutum
[email protected]
A opção de tratamento alternativo denominado "Equoterapia" na rede pública de ensino e da saúde em Nova Mutum, foi sugerido pelos vereadores Airton Pessi e Alexandre Tavares na 33ª Sessão Ordinária (15.10).
Na Indicação nº 203/2018, os parlamentares pedem ao Executivo Municipal, a realização de estudos e implantação do serviço por meio de parceria público privado.
O método terapêutico utiliza o cavalo, em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, e busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. ‘Quick’ e Alexandre defenderam a modalidade como segura e eficaz, principalmente, com crianças e adolescentes com algum tipo de limitação motora.
Este método serve para o tratamento dos mais diversos tipos de comprometimentos motores, como: paralisia cerebral, problemas neurológicos, ortopédicos, posturais; comprometimentos mentais e sociais. O Conselho Federal de Medicina – CFM, e o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, aprovam o método.
Visando o desenvolvimento do paciente e a interação com os membros da família, o Soberano Plenário aprovou por unanimidade a indicação.