NOVA MUTUM, 22 de Junho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,52
NOVA MUTUM, 22 de Junho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,52
Logomarca

POLÍTICA Segunda-feira, 12 de Maio de 2025, 15:12 - A | A

12 de Maio de 2025, 15h:12 - A | A

POLÍTICA / BASTIDORES POLÍTICOS

Oito deputados estaduais de Mato Grosso devem trocar de partido até a próxima janela partidária

Movimentações começaram com a saída de Nininho do PSD e devem atingir nomes de diversas legendas, como PSB, Cidadania, União Brasil e PP

Folhamax
Cuiabá/MT



A saída do deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, do PSD, marca o início de uma série de mudanças partidárias previstas para os próximos meses na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Ao menos oito parlamentares planejam trocar de legenda até a abertura da próxima janela partidária, em 2026.

Além de Nininho, que está de saída do PSD, outros nomes já indicaram intenção de migrar para novas siglas. São eles: Wilson Santos (PSD), Fábio Tardin, Max Russi e Dr. Eugênio (os três do PSB), Faissal Calil (Cidadania), Dilmar Dal Bosco (União Brasil) e Paulo Araújo, atual presidente estadual do Progressistas (PP), que demonstrou descontentamento com a federação entre o PP e o União Brasil.

As trocas partidárias são vistas como estratégia para realinhamento político com vistas às eleições municipais de 2026 e para fortalecer projetos eleitorais individuais. Nos bastidores, líderes partidários já iniciaram articulações para atrair os parlamentares insatisfeitos, prometendo maior espaço político e alinhamento ideológico.

A janela partidária é o período legal que permite, sem risco de perda de mandato, a mudança de partido por deputados federais e estaduais, desde que dentro do prazo estabelecido antes das eleições.



Comente esta notícia