Globo Rural
Argentina
O grupo argentino Los Grobo Agropecuária, que está em recuperação judicial desde fevereiro de 2024, fechou um acordo comercial e operacional com a brasileira Amaggi para atuar com soja e milho.
As empresas já tinham um acordo para comercialização de girassol, que permitiu ao Los Grobo faturar US$ 25 milhões e, agora, a parceria pode gerar até US$ 150 milhões para o grupo argentino com as duas principais culturas atualmente em plena colheita. As informações são do jornal argentino “La Nacion”, que teve acesso aos documentos do acordo.
Em meio a um plano de redução de pessoal, que envolveu demissões "rápidas", a empresa, controlada em 90% pelo investidor Victoria Capital Partners e em 10% por Gustavo e Matilde Grobocopatel, reduziu seu quadro de funcionários de 700 para 400.
Além disso, conseguiu reativar a produção de uma controlada na área de fitossanitários, a Agrofina. A Agrofina também está em processo de recuperação.
No fim do ano passado, o Los Grobo deixou de pagar uma nota promissória no valor de US$ 10 mil e anunciou um calote geral de US$ 100 milhões. Em fevereiro deste ano, a dívida da empresa era de US$ 220 milhões, quando assinou o acordo com a Amaggi para garantir a operação com girassóis nas 16 fábricas da Los Grobo Agropecuaria.
Fontes do mercado disseram ao La Nacion que o acordo inicial foi um sucesso. "A empresa encerrou a safra de girassol, acompanhada pela Amaggi, com um volume de 70 mil toneladas. Embora inferior às 150 mil toneladas do ano passado, foi muito bom para eles [a empresa] retomarem o ritmo", disse uma fonte próxima às operações da empresa.
Ele deu mais detalhes: "Eles entregaram mercadorias de produtores com os quais tinham contratos, houve novas operações, e isso permitiu que cumprissem contratos com exportadores. Eles geraram um faturamento de aproximadamente US$ 25 milhões."
No caso do girassol, o Los Grobo Agropecuaria se ofereceu para comprar o grão e, se o produtor que o vendeu quisesse, poderia ter a garantia de pagamento direto da Amaggi. "Algumas transações foram pagas pela Los Grobo e outras pela Amaggi; para a empresa, foi como mostrar seu apoio aos negócios no mercado", disseram as fontes.
Segundo relatos, a gigante brasileira cobrou cerca de US$ 5 por tonelada pela garantia.
Depois desse processo com o girassol, a empresa decidiu dar mais um passo: fazer uma campanha de soja e milho em conjunto, com um contrato entre eles. Sob este novo acordo, o Los Grobo dividirá a lucratividade do negócio com a empresa brasileira, com cada acionista dividindo metade.
"Começaram com soja e milho em 1º de maio, submeteram ao tribunal de falências e foi publicado. É um aprofundamento do acordo comercial-operacional; eles estão namorando", disse uma fonte do setor.
De acordo com projeções atuais, a empresa em recuperação tem como meta um vender entre 500 mil e 700 mil toneladas de soja e milho, no valor aproximado de US$ 120 milhões a US$ 150 milhões.
Nesse contexto, eles já atuam de forma bastante ativa no recebimento de grãos nas usinas de Entre Ríos, e espera-se que posteriormente se expandam para outras usinas.