Lucione Nazareth/VGN
O vazio sanitário da soja em Mato Grosso ocorrerá entre os dias 08 de junho e 06 de setembro deste ano. A informação consta em portaria publicada nesta segunda-feira (05.05) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Diário Oficial da União (DOU).
Durante esse período, é proibido manter plantas vivas de soja em qualquer fase de desenvolvimento nos campos do Estado. O objetivo é reduzir a incidência da ferrugem asiática, uma das doenças mais graves que afetam a cultura da soja, provocada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi. A doença pode causar perdas de produtividade que variam entre 10% e 90%, dependendo das condições climáticas e do manejo adotado.
Veja mais: Juiz proíbe produtor rural de explorar fazenda após desmatar 48 hectares
A exigência de 90 dias sem a presença da planta hospedeira, incluindo sojas voluntárias que nascem espontaneamente, é considerada essencial para o controle da praga.
Ainda conforme o Mapa, o calendário de semeadura da próxima safra (2025/2026) está previsto para começar no dia 07 de setembro e segue até 07 de janeiro de 2026, no caso do estado de Mato Grosso.