NOVA MUTUM, 24 de Junho de 2024
icon weather 21 º 32 º
DÓLAR: R$ 5,39
Logomarca

GERAL Terça-feira, 22 de Agosto de 2017, 18:52 - A | A

22 de Agosto de 2017, 18h:52 - A | A

GERAL /

1º Mamaço será realizado no próximo domingo em Nova Mutum



No próximo domingo, dia 27 de agosto a Prefeitura realiza o 1º Mamaço de Nova Mutum. O evento que é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde tem como objetivo incentivar a amamentação e é alusivo as ações da Campanha Agosto Dourado, idealizada para ressaltar benefícios fisiológicos, psicológicos e sócio econômico culturais da prática do aleitamento materno para mãe e bebê.

Em Nova Mutum o evento será realizado no gramado em frente a Prefeitura Municipal das 16h às 18h e estão sendo convidadas todas as mamães que estão amamento, bem como todas as gestantes.

“Nosso objetivo neste evento é reunir as mamães que amamentam e também gestantes do nosso município. Realizaremos diversas ações de recreação com elas, com como maquiagem, arte na barriga, sessão de fotos, orientações em saúde entre outros”, destacou a coordenadora de Educação em Saúde, Leila Simoni Raimundi.

Em Nova Mutum o Núcleo de Acompanhamento Integrado à Família na Escola – NAIFE em parceria com as PSF’s realizam ao longo de todo o mês ações da Campanha na Unidades. “Intensificamos as ações já realizadas cotidianamente nas unidades básicas de saúde de Nova Mutum neste mês. Este é o momento de estimular, apoio e incentivar o aleitamento materno”, afirma Fabiana Correa, nutricionista.

“Nós estamos intensificando também as informações orientativas sobre os cuidados, com os seios, observação da pega de maneira correta por parte da criança, posicionamento correto da amamentação entre outros pontos. Amamentar o bebe é também prepará-lo para falar, as mesmas estruturas utilizadas durante a sucção serão futuramente utilizadas na fala e mastigação da criança”, destaca Monica Silva, fonoaudióloga.

AGOSTO DOURADO

 

O Congresso Nacional sancionou recentemente uma lei que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno e com isso passa a ser chamado Agosto Dourado.

 

Agosto Dourado: o mês do aleitamento materno tem o intuito de reforçar que o ato de amamentar traz benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê, e que estes benefícios perduram até a vida adulta da criança, reduzindo riscos de muitas doenças.

 

O aleitamento materno exclusivo, ou seja, sem outras fontes de líquidos ou sólidos, contém todos os nutrientes essenciais para o crescimento e o desenvolvimento da criança até os seis meses de vida.  E como complemento, ele continua sendo uma importante fonte de nutrientes até o segundo ano de vida ou mais.

 

Iniciar alimentos complementares antes de seis meses de idade não é recomendado, pois pode causar prejuízos à saúde da criança e da mãe.

O leite materno pode melhorar a resistência da criança e evitar infecções respiratórias, reduzir riscos de alergias e doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão, obesidade e dislipidemia. Além disso, há evidencias científicas que comprovam a contribuição no melhor desenvolvimento cognitivo e emocional da criança.

Fonte:Assessoria



Comente esta notícia