Power Mix com Portal Sorriso
Após juízes serem alvos de ataques em Mato Grosso, o Fórum de Sorriso adotou novos procedimentos para ampliar a segurança da comarca e garantir a tranquilidade de todos que frequentam o local. O novo sistema conta com ações de cadastro e revista.
O juiz Anderson Candiotto, diretor do fórum, destacou que as medidas proporcionarão mais segurança não somente para os servidores do fórum quanto às demais pessoas frequentam o local, como advogados, promotores, partes, testemunhas e imprensa.
“Visando mais segurança foi implantado um sistema de cadastro. Agora, as pessoas têm imagens de identificação armazenadas para que possamos ter o controle de entrada e acesso dessa pessoa no fórum e assim monitorarmos o departamento que foi visitado e o tempo de permanência”, explicou.
Todos que forem à comarca passam por revista eletrônica por meio de detectores de metal. Em casos necessários também é feita a revista pessoal para evitar que pessoas entrem portando objetos que gerem trisco à integridade física dos visitantes.
Quando encontrados objetos ilícitos, como o flagrante de porte de canivetes na semana passada, o proprietário e o material são encaminhados à autoridade policial para as providências legais.
O magistrado frisa que os procedimentos de cadastro e revista são padrões e já adotados em órgãos públicos de vários estados. “Isso é segurança para todas as pessoas de bem que comparecem ao fórum. Não há constrangimento, pois, as pessoas serão orientadas do que será feito. O trabalho do corpo da guarda é técnico e segue protocolo legais para garantir ainda mais segurança”.
Ataques
Conforme o Portal Sorriso noticiou, na semana passada, o juiz Carlos Eduardo de Moraes Filho foi baleado no ombro esquerdo dentro do Fórum de Vila Rica supostamente por soltar o réu de uma ação.
O ministro Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça, cobrou do Judiciário do Estado segurança aos magistrados que estiverem no exercício de sua atividade em Mato Grosso.