NOVA MUTUM, 22 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,57
NOVA MUTUM, 22 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,57
Logomarca

GERAL Segunda-feira, 21 de Julho de 2025, 10:45 - A | A

21 de Julho de 2025, 10h:45 - A | A

GERAL / DETECÇÃO PRECOCE

Câncer de intestino: como suas fezes podem servir de alerta para doença

Ministério da Saúde alerta sinais para prevenir doença que matou Preta Gil

TERRA



A morte de Preta Gil no domingo, 20, devido a um câncer de intestino levantou dúvidas sobre a doença. Como se prevenir e identificar que está com o problema de saúde? Segundo o Ministério da Saúde, suas fazes podem te ajudar.

De acordo com comunicado divulgado pelo órgão do governo, presença de sangue nas fezes ou alteração na sua forma pode ser sinal da doença. As fezes podem ficar muito finas ou compridas.

A pasta ainda alerta que outras alterações de hábito como diarreia e prisão de ventre alternados, dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia, perda de peso sem causa aparente e massa abdominal também podem ser um indício.

O Instituto Nacional de Câncer alerta que a detecção precoce da doença pode ser feita com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos.

Por fim, para rastrear os tumores de cólon e reto pode ser realizado com pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia ou retossigmoidoscopias.

O Ministério da Saúde ainda alerta sobre pólipos. Uma lesão, normalmente benigna, que surge no intestino, mas que podem se tornar câncer. O acompanhamento e retirada deles podem evitar o surgimento da doença.



Comente esta notícia