Wesley Moreno/PowerMix
Nova Mutum/MT
Motociclistas que circulam pela região central de Nova Mutum/MT têm relatado ao plantão do POWER MIX crescente insatisfação com a aplicação de multas em locais onde a sinalização é inexistente ou confusa. As notificações, que geram penalidade de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH, vêm sendo registradas mesmo em pontos tradicionalmente utilizados para o estacionamento de motos, mas que não possuem placas ou demarcações adequadas.
O tema ganhou visibilidade após um diálogo telefônico entre o jornalista Wesley Moreno, do site Power Mix, e o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Segurança, Luiz Carlos Gonçalves, que reconheceu os problemas e anunciou medidas imediatas.
Durante a ligação, Luiz Carlos Gonçalves confirmou que o sistema de consulta de multas da Prefeitura, embora funcional, é pouco acessível para usuários comuns. “Nem todo mundo consegue localizar ou acessar. O sistema é confuso e precisa ser mais direto”, reconheceu o diretor.
Wesley Moreno/PowerMix

Ele também esclareceu que, embora a legislação preveja até dois anos para o julgamento de autuações, o processo pode ocorrer de forma mais célere. “A JARI não precisa esperar dois anos. Se tiver volume de recursos, pode julgar a qualquer momento”, afirmou.
Após ouvir os relatos e receber as imagens enviadas pelo jornalista, Luiz Carlos confirmou que a Prefeitura já solicitou novas placas de sinalização e que a equipe técnica irá atuar na demarcação de vagas exclusivas para motocicletas nos dois lados da Avenida dos Uirapurus, um dos pontos alvo de grandes reclamações.
“Se adaptarmos de três a quatro vagas de carro de cada lado para motos, o problema será resolvido. A ocupação de vagas de carros na região é mínima, e essa adequação atende melhor à demanda real”, explicou.
Outro ponto abordado foi a melhoria no site da Prefeitura, que anteriormente apresentava falhas na seção de requerimentos. Segundo um funcionário do setor de tecnologia, “a página foi atualizada com botões claros e acessíveis, facilitando a solicitação de licença para idoso, PNE, recursos de multas e interdição de via”.
Agora, os usuários encontram links diretos, interface simplificada e instruções claras, corrigindo um problema que há meses dificultava o acesso aos serviços digitais do Departamento de Trânsito.
As mudanças anunciadas trazem alívio aos motociclistas que convivem com a insegurança e as penalidades injustas. A adequação das vagas e a sinalização correta podem reduzir acidentes, melhorar a fluidez no trânsito e restaurar a confiança da população na gestão pública.
“Se as vagas forem demarcadas e as placas instaladas, vamos poder estacionar com segurança e sem medo de multas”, afirmou um motociclista local, esperançoso com as ações anunciadas.
A reportagem segue acompanhando as melhorias prometidas pela gestão e pede que, caso o internauta tenha alguma reclamação a respeito do tema ou qualquer outro pertinente à gestão municipal, nos envie pelo WhatsApp de plantão (65 9 9931-1880). Agora, a expectativa é que os compromissos se tornem realidade e que Nova Mutum avance no cuidado com sua mobilidade urbana.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM
Cansado 21/07/2025
Claramente a vaga de carro não é pra motos, pra elas tem espaço destinado, é só ter bom senso, problema é a gente esperar isso das pessoas no geral.
LEO 21/07/2025
não precisa ser muito esperto pra saber que esses estacionamentos não são pra motos!
2 comentários