NOVA MUTUM, 17 de Julho de 2024
icon weather 17 º 36 º
DÓLAR: R$ 5,47
Logomarca

GERAL Terça-feira, 20 de Abril de 2021, 00:19 - A | A

20 de Abril de 2021, 00h:19 - A | A

GERAL / GOLPE NA INTERNET

Delegada da DERF esclarece população sobre golpes praticados por estelionatários na internet

Redação/Djeferson Kronbauer
Nova Mutum-MT



Cresce o número de casos de golpe na internet, ou também conhecido como estelionato virtual, em especial durante o período de isolamento social em diversos estados do Brasil. Os golpes de internet, como, por exemplo, a clonagem do Whatsapp, são um risco cada vez mais evidente a quem está ativo na rede.

Cada vez mais atividades do nosso cotidiano passam a ser efetuadas no ambiente virtual, desde nossas relações pessoais com amigos e familiares, relações profissionais, entretenimento e relações de consumo.

Porém, com o aumento na utilização da internet e na dependência dos serviços online para a efetivação das mais diferentes atividades, crescem também os riscos de golpe na internet.

Pensando nisso procuramos a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos DERF de Nova Mutum para saber quais golpes vem sendo aplicados com mais frequência em Nova Mutum e região. A Delegada Angelina Andrade Ticianel falou de alguns golpes e passou dicas para não cair neles.

GOLPES DO WHATSAPP;  

Clonagem no Whatsapp

Ao passar o código, o golpista tem acesso ao whatsapp e todos os contatos do consumidor. Com as informações em mãos, começa a extorquir os contatos da vítima e também usa os dados pessoais para praticar outros crimes. Saiba como deixar seu Whatsapp mais seguro ativando a autenticação de dois fatores;

ativar segurança em 2 estágios android

 VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS PARA CELULARES COM SISTEMA OPERACIONAL ANDROID

ativar segurança em 2 estágios ios

 VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS PARA CELULARES COM SISTEMA OPERACIONAL IOS (IPHONES)

GOLPES DE COMPRAS PELA INTERNET;  

Site de leilão

O golpe ocorre quando a vítima acessa um site falso de leilão, se interessa por um veículo, faz o cadastro no site e passa a fazer lances, acreditando que está participando de um leilão online de veículos verdadeiro, quando na verdade se trata de uma fraude.

Para se prevenir, confira se o nome do site de leilão consta na lista abaixo, verifique se o site possui nome de leiloeiro cadastrado na Junta Comercial e entre em contato telefônico com o leiloeiro pelo telefone cadastrado na Junta Comercial, para confirmar se aquele site pertence a ele.

Confira a lista com mais e 900 sites de leilão falsos, clique aqui

Compra e venda de veículos

O golpe ocorre tanto com comprador quanto com o vendedor, de forma que o estelionatário engana os dois. O golpista visualiza na internet um anúncio verdadeiro de um veículo que está à venda, entra em contato com o vendedor e diz que tem interesse no veículo e que a vítima pode desativar o anúncio. Enquanto isso, o golpista pega todas as fotos do anúncio verdadeiro, faz um anúncio falso, com um preço um pouco abaixo do valor de mercado, e assim que um comprador interessado no falso anúncio entra em contato, o golpista diz que o veículo lhe pertence, mas está com algum parente, faz o comprador se encontrar com o vendedor, e convence o comprador a depositar o dinheiro na conta indicada por ele. Para não ser vítima desse golpe, mantenha o máximo de diálogo com a pessoa que está na posse do veículo, pergunte quem é o dono, em que site foi anunciado e por qual valor, e de forma alguma mantenha qualquer tipo de segredo na transação.

Sites de compra e venda de produtos diversos

Existe muitos sites falsos na internet, oferecendo produtos com preços muito abaixo do valor de mercado, e estes sites geralmente são hospedados fora do país, ou seja, não possuem a extensão “.com.br”. Antes de fazer qualquer compra pela internet em um site desconhecido, consulte a reputação do site para saber a opinião de outros consumidores.

GOLPES EM REDES SOCIAIS;

Golpe dos nudes: 
Criminosos extorquem homens após enviar fotos íntimas de jovens, um convite de amizade pelas redes sociais e o início de uma troca de mensagens. O tempo passa e as conversas chegam ao envio de fotos íntimas, popularmente conhecidas como nudes. Nesse momento, a sedução dá lugar às ameaças e à extorsão. Entre os alvos estão homens, preferencialmente casados, com média de idade entre 40 a 50 anos.

golpe do nuds

Como não cair no golpe:
• Evite iniciar conversas por meio de aplicativos de mensagens com perfis desconhecidos.
• Não troque fotografias, que possam ter conotação íntima, por meio de aplicativos, como WhatsApp ou Messenger.
• Evite conversas por meio de aplicativos com prefixo telefônico desconhecido.
• Não faça depósitos, transferências ou pagamentos para desconhecidos.
• Se for vítima de algum golpe ou de tentativa de abordagem desse tipo, procure a polícia e registre ocorrência.

Proteja seu Instagram ativando ativando a autenticação de dois fatores;

protegendo seu whats

 ATIVE A PROTEÇÃO EM DOIS FATORES NO SEU INSTAGRAM SEGUINDO OS PASSOS ACIMA.

GOLPES REALIZADOS POR LIGAÇÃO TELEFÔNICA;

Golpe da Falsa Central Telefônica
Os estelionatários visam usuários de cartão de crédito, e se passam por funcionários da central de segurança da operadora e da agência bancária.

Golpe do Falso Sequestro
Os golpistas ligam para a vítima e dizem ter sequestrado algum familiar dela. Eles colocam outro para falar ao telefone se passando pelo refém. Em seguida pedem dinheiro para que a pessoa seja libertada.

Golpe do Falso Parente com o Carro Quebrado
Os criminosos ligam para números aleatoriamente, fingindo ser um parente da vítima, geralmente, um sobrinho. Quando a pessoa do outro lado da linha reconhece ou tenta adivinhar que parente está falando, eles se passam por um falso familiar, dizendo que o carro quebrou e que ele está sem dinheiro para pagar o guincho.

Seus dados vazaram? Serviço do Banco Central mostra se abriram conta no seu nome, saiba como consultar;

Dentro do Registrato você vai encontrar quatro tipos de informações:
Suas chaves Pix;
Suas operações de câmbio;
Seus endividamentos;
Seus relacionamentos financeiros

Saiba como se cadastrar no Registrato; clique aqui

registrato-1612810487199_v2_750x421.jpg

No caso específico de fraude, você precisa atentar principalmente aos dois últimos. "O SCR [sigla da sessão relativa ao endividamento] mostra as operações de dívida que você tem. Todos os bancos precisam informar ao Banco Central o que o cidadão deve para ele", explica Hiago Kin, presidente da Abraseci (Associação Brasileira de Segurança Cibernética).

Segundo ele, essa sessão mostra se alguém pediu crédito a alguma instituição financeira no seu nome e não pagou. Na última sessão, você pode ver uma lista com os nomes de todos os bancos com que você tem ou teve algum relacionamento, sejam físicos ou digitais.

Também entram nessa relação serviços como PayPal, corretoras de valores (tipo XP Investimentos, Easyinvest, etc,) e até instituições que oferecem crédito pessoal (como a Crefisa).

O que fazer se não reconhecer dívida ou conta bancária?

Seguiu os passos e identificou contas no seu nome em bancos em que não é cliente? A dica é entrar em contato imediatamente com o banco em questão para encerrar a conta.

É importante ir fisicamente à agência. Se for um banco digital, você vai precisar ligar e buscar informações por telefone de como encerrar a conta. Assim que conseguir encerrar a conta, precisa fazer um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, porque você foi vítima de fraude.

Esses são alguns dos vários golpes que vem sendo aplicado por estelionatários, para se prevenir a Polícia Civil disponibilizou alguns materiais orientativos, confira;

WhatsApp - Orientação verificação em duas etapas

WhatsApp Fake – Orientação

WhatsApp Clonado – Orientação

A Polícia Civil elaborou uma cartilha "Golpe? Tô Fora!", onde trás os principais golpes de estelionato praticados na atualidade. Clique aqui 

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO (NOTÍCIAS, VAGA DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA) - CLIQUE AQUI



Álbum de fotos

Comente esta notícia