A BR 163 estará totalmente concluída até 2015, afirmou o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Jorge Fraxe que abriu o painel de logística do segundo e último dia do Fórum Brasil Central do Agronegócio.
Fraxe explicou que o trecho mato-grossense da BR 163 está praticamente consolidado, restando a pavimentação de mil quilômetros no estado do Pará. A conclusão vai possibilitar o acesso aos portos do Norte do país e assim resolver boa parte dos problemas relacionados ao transporte da produção agrícola. “O Norte é de fato o melhor caminho para Mato Grosso acessar o mercado consumidor internacional”. Ele reconhece que o principal gargalo é a BR 163.
Como reforçou, logística não é apenas a estrada, o caminhão ou o rio navegável. “Logística é o sistema que contempla o transporte, é a intermodalidade que faz com que as vias não fiquem congestionadas”. Para a produção estadual, Fraxe citou importantes eixos modais, além da BR 163, as BRs 242, 364, 158, 155 e 080, integrados às hidrovias Tocantins, Madeira e Tapajós.
Fonte:ExpressoMT