NOVA MUTUM, 10 de Outubro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,58
NOVA MUTUM, 10 de Outubro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,58
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 19 de Setembro de 2013, 13:17 - A | A

19 de Setembro de 2013, 13h:17 - A | A

GERAL /

Escola Agrícola Ranchão desenvolve projeto de hortaliça modelo na região



A Escola Municipal Rural Produtiva Ranchão distante 50 km de Nova Mutum, recebeu recentemente cerca de 350 pessoas no 3º Dia de Campo sobre Olericultura, que foi realizado em parceria com a Embrapa, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Educação. Além dos estudantes da escola, estavam presentes produtores rurais ligados a Agricultura Familiar do Pontal do Marape, Ribeirão Grande, Sorriso, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Tapurah e Tangará da Serra.

Durante o dia de Campo os participantes puderam acompanhar in loco as técnicas que a escola desenvolve sobre hortaliças com transferência de tecnologia feita diretamente pelos pesquisadores da Embrapa. Outro ponto avaliado é o modelo de produção adaptado para o cultivo no período das águas e o cultivo durante o período de estiagem, observando o controle de temperatura através do sistema de sombreamento e controle hídrico associado à cobertura artificial e irrigação controlada através de tensiômetros.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Osmar Isoton, comentou que o cultivo de hortaliças é uma atividade fundamental para a sustentabilidade do município, pois, agrega valores aos demais segmentos. Isoton cita ainda que a intenção é fazer com que o modelo seja disponibilizados para produtores e interessados em investir no setor de produção, “Atualmente o grande volume de hortaliças consumido em Nova Mutum e região vem de outros estados, gerando receitas para os estados de origem. Este processo precisa ser revertido, acreditamos que através dessas ações que se inicia as mudanças”, acentua.

Na unidade estudam 130 alunos em período integral no curso Técnico em Agropecuária, uma profissão de grande aceitação no mercado de produção agropecuária. Através das ações da escola é fomentada a viabilidade de produção de hortaliças e a capacitação de técnicos e produtores da região.

O Diretor da escola, Wanderlei Borsatto, falou dos resultados alcançados com os experimentos, para ele há um grande esforço de toda equipe para que as técnicas desenvolvidas na escola sirvam de base para produtores de toda região aplicarem na prática, garantindo sustentabilidade e renda.

Fonte:Assessoria


Comente esta notícia