Mayara Campos/OlharDireto
Cuiabá/MT
O suplente de deputado estadual, Hugo Garcia (Republicanos), se envolveu em um acidente de trânsito com um motociclista, em Cuiabá, no último dia 13 de maio. A colisão ocorreu na avenida Archimedes Pereira Lima, nas proximidades do bairro Jardim das Américas, e mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da Polícia Militar. Desde então, a família da vítima estaria cobrando R$ 40 mil, alegando que o parlamentar não prestou assistência. A defesa do parlamentar alega prestou assistência no local e está em diálogo em busca de solução equilibrada.
Segundo registro da guarnição da PM, ao chegar ao local, a equipe encontrou a vítima, identificada como Cleiton, caída ao solo e já recebendo os primeiros socorros da equipe médica. Ele foi posteriormente encaminhado ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) para atendimento.
Conforme relato do deputado Hugo Garcia à polícia, ele conduzia um veículo Land Rover Discovery preto, ainda sem placas, quando a motocicleta Honda CG Titan, também preta e de placa RRY1J37, teria realizado manobras em zigue-zague à sua frente, provocando o abalroamento e a queda do condutor. A Delegacia de Delitos de Trânsito foi acionada, mas não compareceu ao local.
Os dados dos envolvidos foram coletados e as partes orientadas a registrar boletim de ocorrência posteriormente. A motocicleta foi entregue ao cunhado da vítima.
Diante da repercussão do caso, o advogado do deputado, Rodrigo Cyrineu, divulgou nesta semana uma nota pública com esclarecimentos. Segundo ele, o parlamentar prestou toda a assistência necessária no local e está em diálogo com a parte envolvida para buscar uma solução equilibrada.
"Em momento algum o deputado se omitiu ou se retirou do local antes que a vítima fosse atendida. Ele acionou imediatamente o Samu e a Polícia Militar, acompanhou o atendimento e, posteriormente, dirigiu-se à delegacia para registrar o boletim", afirmou Cyrineu.
Ainda segundo o advogado, houve tentativas de negociação por parte do motociclista com valores considerados “acima do razoável”. “O grande problema é que o Sr. Cleiton fez uma proposta de valores astronômicos, que não correspondem com a realidade”, declarou.
A nota também denuncia que desde o acidente, Hugo Garcia tem sido alvo de manifestações hostis por parte de familiares da vítima, por meio de mensagens e ligações telefônicas. Mesmo diante do impasse, Cyrineu afirmou que as conversas seguem para encontrar uma solução justa: “Hugo está muito tranquilo, prestou os auxílios necessários e está à disposição para ajudar”.
Confira a íntegra da nota divulgada pelo advogado:
Nota de esclarecimento
Em virtude das recentes publicações e comentários envolvendo o acidente automobilístico ocorrido no dia 13 de maio, viemos, por meio desta nota, esclarecer os fatos de forma transparente e responsável:
O acidente envolveu seu veículo e uma motocicleta, e desde o primeiro momento o Sr. Hugo Garcia adotou todas as providências cabíveis para garantir atendimento imediato à vítima. Ele acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Militar, permaneceu no local até a chegada dos socorristas e acompanhou toda a assistência prestada ao motociclista.
Após a remoção da vítima pelos profissionais de saúde, o Sr. Hugo Garcia dirigiu-se espontaneamente até a Delegacia de Polícia, onde registrou o Boletim de Ocorrência e se colocou à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos necessários.
Sendo assim, é incorreta a informação de que Hugo Garcia teria se omitido em dar o suporte necessário ao motociclista, ou ter feito qualquer ato de perseguição, uma vez que as próprias imagens divulgadas pela imprensa, não demonstram essas afirmações.
Importante ressaltar também, que desde o acidente, Hugo Garcia têm sido alvo de manifestações hostis por parte da família do motociclista, o que só agrava uma situação já delicada. Confiamos na verdade dos fatos que deverá ser reconhecida nos autos e aguardamos com serenidade os encaminhamentos legais cabíveis.
Rodrigo Cyrineu - Advogado