NOVA MUTUM, 19 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,59
NOVA MUTUM, 19 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,59
Logomarca

GERAL Sábado, 20 de Julho de 2024, 12:08 - A | A

20 de Julho de 2024, 12h:08 - A | A

GERAL / ALERTA AOS MOTORISTAS

Jornalista de MT come pão com presença de teor alcoólico e reprova no bafômetro; Veja vídeo

Pesquisa apontou 5 marcas de pães que utilizam álcool nos produtos

Da Redação



Após estudo da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) apontar a presença de teor alcoólico acima do esperado em algumas marcas de pão de forma populares no Brasil, o repórter José Porto, da TV Vila Real, fez o teste e o resultado foi exibido na edição da última quarta-feira (17) do Jornal de Meio Dia.

De acordo com o levantamento, se os pães fossem bebidas, os produtos de cinco marcas seriam considerados alcoólicos, ou seja, com teor de álcool superior a 0,5%: Visconti (teor alcoólico de 3,37%), Bauducco (1,17%), Wickbold 5 Zeros (0,89%), Wickbold Sem Glúten (0,66%), Wick Leve (0,52%), e Panco (0,51%).

O jornalista foi até um supermercado de Cuiabá, juntamente com o capitão Dutra, do Batalhão de Trânsito Urbano, e após comer duas fatias de pão da marca Visconti, realizou o teste do bafômetro, que constatou 0,06% mg/l de álcool. Em seguida, logo após tomar um copo de água, aguardar por cinco minutos e realizar novamente o teste, o resultado foi negativo.

"Significa que se você tivesse dirigindo seu veículo e tivesse acabado de ingerir esse pão ele já daria uma infração de trânsito e outra pessoa teria que conduzir o carro. Na sequência que foi limpo o trato mastigatório já deu zero, ou seja, o álcool estava na boca do senhor, isso em menos de dois minutos, ou seja, esse álcool não está no organismo", explicou o capitão.

Conforme a pesquisa, o álcool é usado para diluição do conservante [colocado após o pão passar pelo forno] e deveria ser evaporado até o consumo em si do pão, para evitar que ele mofe de maneira rápida, algo que não ocorre, considerando que logo ao abrir o pacote do alimento, Porto já sente o forte odor de álcool.



Comente esta notícia