Pietra Buelli | Nova Rota do Oeste
Com a Operação Pare Pela Vida 64% dos veículos de carga abordados em 2024 pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram retidos por não apresentarem os parâmetros de segurança necessários para trafegar na BR-163/364. A ação é uma parceria entre a Concessionária Nova Rota do Oeste e PRF que visa uma inspeção humanizada das condições de manutenção de carretas e caminhões que trafegam pela rodovia e tem como objetivo a prevenção de sinistros causados por falhas mecânicas, freios e de comportamento.
A Operação já abordou mais de 2500 veículos durante 62 edições este ano. Os resultados apontam que mais da metade dos veículos apresentavam falhas no sistema de freios, um dos principais componentes de segurança do veículo. O diretor de Operações da Nova Rota, Wilson Ferreira, destaca a preocupação com a presença de veículos de carga trafegando com freios inoperantes ou com alguma avaria na rodovia. “É importante a conscientização de cada condutor para a preservação da vida. Checar todos os sistemas e equipamentos do veículo antes e durante a viagem reduz a possibilidade sinistros e paradas indesejadas na rodovia”.
Foto: Divulgação
Durante o Pare Pela Vida, a avaliação da parte mecânica dos veículos é realizada por um profissional especializado da Nova Rota, que aponta à PRF os problemas encontrados. Em caso de irregularidades que comprometam a segurança viária, o veículo pode ser retido até que as devidas reparações sejam realizadas. As ações acontecem de forma rotineira e além das avaliações veiculares, a PRF observa também outros fatores relacionados ao veículo e ao condutor.
Redução de sinistros – Com veículos problemáticos deixando de circular, a Serra de São Vicente, em Santo Antônio de Leverger, apresentou uma redução de 45% no registro de capotamentos, saídas de pista e tombamentos no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este trecho da rodovia entre o km 343 e km 350 da BR-364 é considerado crítico por apresentar uma geometria sinuosa e com declive, que requer atenção maior do condutor e veículo.
Foto: Divulgação
Alécio Pacheco 09/09/2024
A PRF nunca protegeu vida nenhuma,essa polícia só presta pra dificultar o trabalho dos caminhoneiros e ficar colocando cones pra sinalizar alguma ocorrência.o governo federal deveria por esses policiais pra fazer patrulhamento o dia inteiro nos trechos ao invés de deixar seis ou sete viaturas parada só gerando despesas e outra aquelas coberturas foi feito para os bichinhos não trabalha no sol.
ERASTO RIBEIRO DE SOUZA 08/09/2024
Quem garante queno profissional que irá avaliar o sistema de freio não vai dizer que está ruim por conta de ser pagonpela.concessionaria ? Outra coisa a concessionária deveria arrumar a rodovia, que nos.pagamoa caro , por um péssima rodovia e assistência. Vai trabalhar Nova Rota e PRF vai fazer o dever de casa certo esquerdopatas.
alexandre vladimir mendes santos 08/09/2024
Dinheiro para roda de alumínio tem , para a correta manutenção não. Façam sua parte para ter direito a cobrar os outros.
Eduardo rocha 07/09/2024
Fiscalizar quem anda nas rodovias pagando altos valores de pedágios ....rodovias horríveis ...malema um acostamento na hora de uma emergência...enfim e fácil..ir no lado mais fraco..neh PRF...órgão que no causo está numa.perseguicao medonha sobre uma classe falida...todos mordendo pedacinho por pedacinho...mas vces PRF fiscalizar essas concessões juntos ao DNIT ..exigindo qualidade nas rodovias no qual elas ganham altíssimos valores...não...um estacionamento de descanco para viajantes...não.....só vem pro nosso lado...????????neh...me esqueci....
Nazio Melo da Cruz 07/09/2024
A área de escape é importantíssimo na serra são vicente.qual e a explicação de até hoje não ter uma área de escape na serra que por sinal tem um declive acentuado.fica a pergunta as autoridades competente.por outro lado os freios só funciona se estiverem ajustados e revisado periodicamente .concordo com a operação da PRF de fiscalizar já que tem motorista que não sabe nem regular um freio .que por sinal tem que ser regulado a cada início de uma viagem .fica a dica abraço !!! Sou caminhoneiro a 35 anos sem nem um acidente ????????
SERGIO GOMES 07/09/2024
Nada mais é doque multas para engordar o caixa do governo . PRF e nova rota é subordinada ao governador .. . Acidente se previne com melhorias e não com multa . Até hoje não tem uma caixa de brita na serra de São Vicente onde só acontece acidente fatal .
Juliano Pereira dos anjos 07/09/2024
A pergunta que fica é quem fiscalizar a Rota oeste por que a área de escape da pedra até hoje não foi providenciada
Francisco Élcio Lima Lucena 07/09/2024
Gostaria de compartilhar algumas reflexões sobre o projeto \"Pare Pela Vida\", que tem se mostrado uma iniciativa exemplar ao longo da BR 163. A abordagem humanizada e a fiscalização de 360 graus implementadas pela PRF e NOVA ROTA têm contribuído significativamente para a segurança nas estradas, proporcionando uma viagem mais tranquila para motoristas e empresários. É gratificante saber que 90% dos motoristas avaliam o projeto como ótimo. Essa alta taxa de satisfação reflete o comprometimento com a troca de conhecimento diária e a incorporação das recomendações dos fabricantes, sempre pautadas na transparência. O objetivo claro de criar um compromisso com a vida é fundamental, pois garante não apenas a livre circulação de bens e pessoas, mas também promove um ambiente mais seguro para todos. Parabenizo a todos os envolvidos por essa iniciativa essencial e pelo impacto positivo que estão gerando nas estradas brasileiras.
Gaaparzinho 07/09/2024
O que a concessionária deveria fazer para ajudar era uma área de escape ,ao invés de querer ficar somente multando pais de família e gente trabalhador ,multa somente para encher os cofres do governo do amor
O próprio original 06/09/2024
Esses profissionais aí não sabe nem quando é noite muito menos quando é dia vem querer entra em baixo e dizer oq pode ou não pode!
10 comentários