Raul Bradock/RepórterMT
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), defendeu em declaração na segunda-feira (17), o retorno das aulas presenciais para os alunos da rede estadual de ensino. Segundo o chefe do Executivo, os estudantes estão sendo prejudicados com a ‘parada total’ das aulas por conta da pandemia da covid-19.
"Nós temos que encontrar formas seguras de trabalhar. Não dá de esperar até o final do ano. Porque tem professores que acabaram de passar no concurso, que têm vinte e poucos anos [...] E aí, vão ser vacinados daqui 4, 6 meses? Então, nós não podemos penalizar os nossos alunos", pontuou Mauro.
No início do mês, uma das alternativas apontadas por Mauro Mendes seria a possibilidade de o Governo do Estado custear a internet dos estudantes.
"Neste momento, a gente está negociando com fornecedores uma internet reversa para os nossos 380 mil alunos... Para acessar, óbvio, conteúdos escolares", havia explicado.
O governo tem buscado incluir professores no grupo prioritário de vacinação, mas ainda não houve autorização.
Ainda sobre o assunto, o governador explica que apesar da categoria de professores não ter prioridade na fila da vacina, a imunização de outros grupos minimiza o contágio da covid-19, isso em um possível retorno às aulas presenciais.
"Uma parte dos professores que tem comorbidades foi imunizada, uma parte da população acima de 60 anos foi imunizada", disse.