NOVA MUTUM, 17 de Julho de 2024
icon weather 15 º 29 º
DÓLAR: R$ 5,48
Logomarca

GERAL Sexta-feira, 19 de Março de 2021, 11:50 - A | A

19 de Março de 2021, 11h:50 - A | A

GERAL / "KIT INTUBAÇÃO"

Mauro pede ajuda do Governo Federal para evitar falta de medicamentos

Ofício encaminhado ao presidente e ao ministro da Saúde acende alerta para o risco de faltar medicamentos para pacientes em UTIs

Felipe Leonel/ReporterMT



O governador Mauro Mendes (DEM) assinou um ofício em que pede a compra e controle mais forte sobre o estoque de medicamentos para intubação de pacientes com covid-19. Além de Mauro, outros 12 governadores assinam o ofício, que foi encaminhado ao ministro da Saúde, Eduardo Pauzello e ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Segundo informações que constam no documento, os Estados possuem estoque baixo de medicamentos e os insumos podem acabar em até 20 dias.

Os governadores também reclamam do recebimento parcelado de medicamentos, além da dificuldade de compra direta por hospitais.

O coordenador do Fórum Nacional dos Governadores, Wellington Dias (PT-PI), alguns municípios já sentem a falta de medicamentos, conforme acompanhamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Não foi informado no documento quais cidades estão com falta de remédios para o ‘kit intubação’.

Dias também destaca que, caso seja necessário, é preciso organizar a importação. “Para que a indústria brasileira também possa garantir as condições de atendimento emergencial. O objetivo é evitar um colapso no abastecimento de pelo menos 11 medicamentos, para que não haja um colapso dentro do colapso da rede hospitalar”, disse Dias.

tabela de medicamentos
 


Comente esta notícia