A princípio a reivindicação parece ser simples, mas a sua aplicação pode render ganhos a curto e longo prazo as gerações futuras. Foi assim que os parlamentares Luiz Carlos Gonçalves André Píter da Silva sustentaram a sua reivindicação, feita pela indicação de Nº 174/2014, onde se cobra o Executivo a necessidade de se criar uma Lei em que preveja multa de no mínimo 5.000,00 (cinco mil) reais, para todo cidadão que infringir a lei de consciência ecológica que prevê sanções no delito de jogar lixo nas ruas, locais públicos, rodovias, rios, praças e todo o perímetro urbano dentro dos limites do município.
Os parlamentares se mostraram preocupados com os problemas visíveis e crescentes, agravados pela reincidência no descarte sem consciência do lixo pessoal de cada munícipe, o que torna a medida urgente para que não se tenha prejuízos irreversíveis em um futuro próximo.
Luiz e André disseram que após a criação da Lei o município deverá instalar lixeiras em pontos estratégicos, podendo destinar parte deste material ao Projeto Reciclo, sinalizando ainda com placas em locais visíveis os locais escolhidos para descarte do lixo prevendo ainda as penalidades em caso de infração da Lei.
Segundo os parlamentares esta é uma medida necessária é pode trazer resultados realmente possíveis uma vez que é comprovado a diminuição de delitos que trazem como consequência sanções financeiras (multa), dando em curto prazo uma reeducação coletiva sobre bons costumes.
Fonte:Assessoria