Wesley Moreno/PowerMix
Nova Mutum/MT
Após questionamentos da população sobre o andamento das obras do viaduto na BR-163, em Nova Mutum/MT, o diretor gerente das Relações Institucionais e Governamentais da Nova Rota, Roberto Madureira, afirmou que os trabalhos seguem dentro do cronograma estabelecido. A estrutura, que fará a ligação entre os lados leste e oeste do município e garantirá acesso à MT-235 (sentido Santa Rita do Trivelato), é uma das principais intervenções previstas no projeto de duplicação da rodovia.
Segundo Madureira, o contrato prevê conclusão até meados de 2026, mas as primeiras entregas devem ocorrer ainda no final de 2025, aproveitando o término do período seco. Ele também reconheceu que as chuvas intensas deste ano atrasaram parte do serviço de terraplanagem, mas garantiu que isso não compromete o cronograma. “Estamos antecipando obras que levariam oito anos para quatro. O que acontece é que boa parte da execução do viaduto está sendo feita na confecção das vigas, que ocorre fora do campo de visão da população”, explicou.
Reprodução

Cronograma e ajustes operacionais
A obra integra um contrato assinado em março de 2024 entre a Concessionária Nova Rota, o Governo de Mato Grosso e o Consórcio Construtor Centro Norte (CCCN), com previsão de investimentos de R$ 670 milhões. O projeto inclui a duplicação da BR-163 entre Nova Mutum (km 539) e Lucas do Rio Verde (km 681), recuperação da pista existente, cinco viadutos, além da construção de uma ponte sobre o Rio dos Patos.
Ainda de acordo com Madureira, a empresa enfrentou, no início da obra, dificuldades com a contratada terceirizada responsável pelo trecho, o que também impactou a percepção de lentidão. “Houve sim uma certa oscilação na mobilização da empreiteira, mas nada que vá impactar a entrega. Já estamos com uma retomada forte no ritmo da obra”, garantiu.
Viaduto modelo “diamante”
O viaduto segue o formato de “diamante”, modelo técnico que permite distribuição inteligente do tráfego, facilitando o acesso às vias marginais e interligando com fluidez as regiões da cidade. A construção integra o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), após a retomada dos investimentos com aporte do Governo do Estado, que assumiu o controle acionário da concessionária, viabilizando cerca de R$ 1,6 bilhão para execução das obras em todo o trecho.
Transparência e acompanhamento
A fala de Madureira serve como resposta direta aos moradores que têm questionado o ritmo da obra. “Fiquem 100% tranquilos, está tudo dentro do planejado. O contrato tem prazo de dois anos, iniciado no meio de 2024, e todas as etapas seguem em conformidade com o cronograma aprovado”, reforçou o diretor.
A população pode acompanhar a evolução dos trabalhos por meio dos canais oficiais da concessionária ou diretamente com o município, que atua como parceiro institucional na fiscalização e apoio das frentes de trabalho.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM
Joao 29/07/2025
Viadulto bem inútil será esse, não implica hj em nada tem um acesso próximo no Delmoro para quem precisa ir a Trivelato é para quem volta só entrar no bairro industrial que sai no viadulto principal da av. Mutum, e da acesso a BR, poderiam ter investido ali na mamoeiros para que os trabalhadores tivessem melhor acesso ao outro lado !!!
Moisés 29/07/2025
Essas megas construções públicas que são feitas em Nova Mutum, escolas, postos, viaduto etc, etc, etc... só tem um objetivo que é o enriquecimento das empresas contrutoras , só Deus pra dá um jeito nesse povo
2 comentários