Renata Ramos/AgoraMT
Rondonópolis/MT
Uma criança, de 01 ano e cinco meses, foi sorrida por policiais militares da Força Tática após a mãe procurar ajuda no Parque de Exposições na noite desta quinta-feira (07), em Rondonópolis-MT. Segundo ela, o filho teria se engasgado com leite materno em casa no bairro Celina Bezerra. Após perceber que a criança não estava respirando, a mesma pediu ajuda para um vizinho que levou mãe e filho até o Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias. No local, existe uma grande quantidade de policiais devido a feira agropecuária que está acontecendo no local até este sábado (09).
No momento em que eles chegaram ao Parque em busca de ajuda, foram recebidos por uma guarnição da Força tática, imediatamente, o 2º SGT PM Wellinton iniciou a Manobra de Heimlich, técnica usada para desobstruir as vias aéreas, em casos de engasgo, porém, a criança continuava com sem respirar. Na sequência, foi realizado o procedimento de sucção nasal e bucal, também sem sucesso. A criança continuava sem respirar.
Diante disso, o comandante da Força Tática, tenente-coronel Candido, tomou a criança pelos braços introduziu o dedo indicador na boca da criança, conseguindo desta forma, fazer como que o pequeno voltasse a respirar com dificuldades. Mas, tempo fundamental para irem em busca de socorro médico.
Imediatamente, mãe e filho foram encaminhados para a base do SAMU na região da Vila Operária, onde a criança recebeu os demais cuidados necessários.
Ainda de acordo com informações, o menino foi encaminhado para Pronto Atendimento Infantil onde permanece internado em observação a pedido da equipe médico, por pelo menos, 12 horas.
Veja o momento em que a viatrura da Força Tática segue até a base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).