NOVA MUTUM, 28 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,72
NOVA MUTUM, 28 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,72
Logomarca

GERAL Terça-feira, 27 de Maio de 2025, 09:43 - A | A

27 de Maio de 2025, 09h:43 - A | A

GERAL / BRINCADEIRA DE MAU GOSTO

Secretários fazem "dança da chuva" e indígenas apontam desrespeito em MT; Veja vídeo

RDNEWS
Juara/MT



O prefeito de Juara Valdinei Holanda Moraes, o Nei da Farmácia (PRD), releva que seu chefe de Gabinete Antônio José Santana Neto pediu exoneração após viralizar um vídeo em que aparece, junto com secretário de Finanças José Roberto Pereira Alves, usando itens de artesanato do povo indígena Apiaka para simular o que seria uma "dança da chuva" dentro do seu gabinete. Vídeo viralizou nas redes sociais e gerou muitas críticas.

Nas imagens, eles aparecem com um cocar, além de arco e flexa. Em nota, lideranças indígenas apontam discriminação e difamação. O prefeito, por sua vez, ressalta que o vídeo foi gravado em novembro do ano passado, durante a gestão de Carlos Sirena, que encerrou o mandato em 31 de dezembro, mas que teria sido vazado agora por questões políticas. “Isso aconteceu na gestão do Sirena, eu chamei o chefe de Gabinete para conversar e ele confirmou que foi no ano passado. A política infelizmente não acaba em outubro”, desabafa Nei da Farmácia.

Diante da situação, conforme o prefeito, o chefe de Gabinete decidiu pedir exoneração do cargo. Ele permanecer no posto até sexta-feira (30). “É uma pena, é um rapaz bom, mas foi uma brincadeira de mau gosto”, diz Nei da Farmácia que, na época em que o vídeo teria sido gravado, era vice-prefeito.

O gestor ressalta que ainda chamará o secretário de Fazenda para conversar sobre o vídeo e que tomará medidas para que isso não se repita. 

Em nota, o povo Apiaka critica o desrespeito à cultura indígena. "Consideramos que isso é uma difamação, discriminação com a cultura dos povos indígenas, pois na nossa cultura não existe dança da chuva como vídeo mostra". Ainda segundo os Apiaka situação demonstra desresteio à população. "Não para fazer esse tipo de demostração ridícula sem nenhum conhecimento da cultura e costume dos povos indígenas".

Leia, abaixo, a íntegra nota 

Povo Apiaka, Município de Juara -MT. Viemos por meio deste manifestar sobre o vídeo que visualizou na internet que foi gravado por dois secretários no gabinete do prefeito de Juara, fazendo a dança da chuva" consideramos que isso é uma difamação, discriminação com a cultura dos povos indígenas, pois na nossa cultura não existe dança da chuva como vídeo mostra. Achamos uma falta de respeito usar um setor público onde deveria mostrar o respeito com a população, não para fazer esse tipo de demostração ridícula sem nenhum conhecimento da cultura e costume dos povos indígenas.



Comente esta notícia