Tecnoblog
O WhatsApp e o Instagram estão fora do ar na tarde desta sexta-feira (19). Por volta das 14h25, o aplicativo de mensagens parou de se conectar, tanto no celular quanto no WhatsApp Web. O Instagram também caiu, mostrando o erro “5xx Server Error” em sua interface web. Relatos dão conta de que a falha afeta usuários do mundo todo, inclusive do Brasil.
No WhatsApp, a clássica mensagem “Conectando…” persiste no topo das telas de conversas. Enquanto isso, o WhatsApp Web tenta repetidamente se conectar até desistir (e pedir para você se certificar de que seu computador está ligado à internet). Não é possível enviar ou receber mensagens durante o período.
Foto: Divulgação

O Downdetector, que monitora indisponibilidades de serviços na internet, indica que usuários do Brasil, Colômbia, Chile e Argentina são os mais afetados pela queda na América do Sul, mas a falha está sendo relatada em todas as regiões do planeta, incluindo Europa, Ásia e América do Norte.
Registros de reclamações
O site DownDetector, que reúne reclamações, registrou pico de problemas no WhatsApp a partir das 14h30.

Instagram caiu: “Não foi possível atualizar o feed”
O Instagram, também de propriedade do Facebook, é igualmente afetado pela indisponibilidade. A interface web mostra apenas a mensagem “5xx Server Error”. Já o aplicativo móvel exibe o erro “Não foi possível atualizar o feed” assim que é aberto. A tela principal, com o feed das últimas fotos publicadas, está em branco para boa parte dos usuários.
Foto: Divulgação
