Terra MT Digital
Lucas do Rio Verde-MT
Ricardo Domingos de Oliveira, um homem trans de 20 anos, preso acusado de matar a facadas a ex-namorada Quitéria dos Santos Costa, de 29 anos, foi transferido para a Cadeia Pública Feminina de Nortelândia, a 254 km de Cuiabá. O advogado de defesa José Rodrigues de Freitas Junior informou, nesta terça-feira (20), que a transferência foi realizada na última sexta-feira (16), após a audiência de custódia.
Ricardo é o nome social de Emanuelly Vitória Domingos de Oliveira. A defesa afirmou que a transferência para um presídio feminino foi um pedido do próprio acusado, por medo de sofrer algum tipo de violência, incluindo abuso sexual, pois ainda não concluiu a transição de gênero.
O advogado disse ainda que solicitou uma avaliação psquiátrica por Ricardo apresentar indícios de insanidade mental. “A análise foi solicitada ao juiz e estamos aguardando o despacho para ela passar por um profissional da área psiquiátrica “, declarou.
Em depoimento à polícia, Ricardo confessou o crime e alegou que vinha sofrendo ameaças da vítima por meio de terceiros. O juiz Fábio Oetengill convertou a prisão do acusado em preventiva.