João Aguiar/RDNEWS
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Augusto Roveri, revelou a possibilidade de novas chamamento, em 2026, de policiais militares aprovados em concursos anteriores em Mato Grosso. Segundo ele, o processo ainda está em fase de estudos, mas deve acontecer. A fala do secretário contraria o que foi dito pelo governador Mauro mendes (União Brasil) na semana passada, de que não havia planejamento para chamamento de novos PMs. Segundo o chefe do Executivo, é necessário respeitar a saúde fiscal e efetuar um planejamento - o que ainda não havia sido feito pelas Forças de Segurança.
Já nesta quarta-feira (16), após entrega de 1.950 pistolas Glock para as forças de segurança pública, Roveri afirmou que há sim estudos para viabiliza as contratações. “Estamos fazendo estudos, inclusive para colocar na LOA [Lei Orçamentária Anual], que vai ser aprovada pela Assembleia, para podermos executar em 2026”, afirma Roveri.
“É óbvio que a necessidade é clara, nós nunca escondemos isso. Mas eu sempre digo que essa contratação está sendo feita, e continuará sendo feita, de forma técnica, dentro do binômio possibilidade e necessidade”, acrescenta.
O secretário explicou que o estudo ainda não está pronto, mas salientou que existe a possibilidade. “Os servidores da Segurança Pública entram para 35 anos de serviço, os mais longos de previdência. Então, nós temos que fazer esse cálculo. É um impacto grande, mas, com responsabilidade, nós temos feito isso”, completa.
Dados dos lotacionograma da Polícia Militar (PMMT), referente ao 1º trimestre de 2025, mostram cerca de 6 mil cargos vagos na corporação.
No mês passado, representantes das Forças de Segurança e lideranças de diversos municípios se reuniram na Asssembleia Legislativa (ALMT) para discutir melhorias nas condições de trabalho e salários. Na oportunidade, a deputada Janaina Riva (MDB) indicou que, dadas as dimensões do estado, Mato Grosso precisaria de 12 mil policiais na ativa - enquanto, atualmente, possui aproximadamente 7 mil servidores na carreira militar.