NOVA MUTUM, 14 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 6,10
NOVA MUTUM, 14 de Janeiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 6,10
Logomarca

POLÍTICA Segunda-feira, 28 de Maio de 2018, 17:51 - A | A

28 de Maio de 2018, 17h:51 - A | A

POLÍTICA / ECONOMIA

Aeronáutica apresenta parecer favorável que torna público aeroporto de Nova Mutum

Assessoria



O 4º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV) emitiu parecer favorável para transformar o Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes com sede em Nova Mutum de privado para público. A Prefeitura havia ingressado com esse pedido para o que o aeroporto pudesse iniciar a operação de voos comerciais.

Esse trâmite faz parte do processo de homologação do aeroporto e regulamentação junto ao Comando da Aeronáutica e Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). O parecer regulamenta também o uso do espaço aéreo.

A Prefeitura de Nova Mutum inaugurou em março de 2017 o terminal de embarque e desembarque do Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes, que conta com uma pista 1.600 metros de comprimento toda pavimentada com 24 metros de largura.

Em janeiro desde ano a Prefeitura iniciou as tratativas com a ASTA Linhas Aéreas, para que a empresa comece a operar voos comerciais interligando Nova Mutum a Cuiabá com conexões para todo País.

O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Mauro Manjabosco foi quem coordenou esse trabalho de regulamentação junto ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, ele acentua que o próximo passo será a homologação por parte da ANAC. “Houve uma grande mobilização do comando da aeronáutica na mudança da categoria de privado para público, acreditamos que dentro de 20 dias a ANAC já terá assinalado com toda documentação para que possamos iniciar as operações de voos comerciais”, destaca.

PARCERIA COM A ASTA                                                       

A Asta Linhas Aéreas firmou uma parceria para iniciar as operações com uma linha diária entre Nova Mutum e Cuiabá. A empresa atua desde 1995 em Mato Grosso ofertando serviços de transporte de cargas e passageiros. Atualmente a Asta está em 10 cidades matogrossenses e deve ter sua malha ampliada para outros 10 municípios neste ano.

A empresa utiliza aeronaves modelo Grand Caravan, conhecido mundialmente pela sua versatilidade e robustez, sendo capaz de operar com grande capacidade de carga em localidades remotas. As aeronaves tem capacidade de transportar 09 passageiros e 02 tripulantes. Tem autonomia de voo de 06 horas e 30 minutos, voando a uma velocidade média de 300 KM/H.



Álbum de fotos

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Comente esta notícia