SECOM|CMNM
Nova Mutum-MT
Visando diminuir a disseminação do vírus em Nova Mutum, o vereador Altair Albuquerque, presidente do legislativo mutuense, solicitou ao município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a realização do exame em todos os pacientes que procurarem as unidades de saúde, mesmo em casos leves e em todos os profissionais de saúde.
A proposta foi apresentada por meio de Indicação e busca formas de controlar o contágio. Segundo o texto a realização em larga escala de exames, combinada com o isolamento social, é o caminho ideal para proteger a população da pandemia.
"Identificar a quantidade de pessoas contaminadas, ajuda a reforçar o isolamento desses indivíduos e todos os seus contatos próximos e, assim, reduzir a possibilidade de outras pessoas pegarem o vírus." Justificou Altair.
SECOM|CMNM

Muitas pessoas, que apresentam sintomas simples de uma gripe (tosse, febre e coriza), não são submetidas ao exame de detecção da Covid-19, entretanto, o número de casos em Mato Grosso aumentou mais de 1000% desde o início da pandemia em março, de acordo com dados publicados nos boletins da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Em Nova Mutum o registro de pessoas infectadas pelo vírus também aumentou nos últimos dias. Segundo o boletim epidemiológico, divulgado na segunda-feira (12), o número de casos confirmados pelo município é de 18, sendo 8 assintomáticos. Mutum já registra 1 morte por coronavírus.
Modelo que deu certo
Algumas histórias de sucesso, que retardaram a expansão do novo coronavírus em diversos lugares do mundo, apresentaram como um das estratégias a identificação precoce de portadores do vírus, ou seja, a massificação dos testes, retardando a propagação da doença: identificando e isolando os grupos doentes e, dessa forma contendo a cadeia de contágio.