Mauricio Medeiros - DECOM/CMNM
Nova Mutum-MT
Na manhã desta segunda-feira (26-08), o Poder Legislativo de Nova Mutum realizou a 27ª Sessão Ordinária.
Tramitaram dez Projetos de Lei e sete indicações. Dois Projetos foram aprovados em primeiro turno.
O de nº 058/2019, autoriza o Executivo a receber área que menciona em doação. Trata-se de uma estrada rural que agora tornasse oficialmente do Município.
Já o PL nº 059 dispõe sobre as denominações de logradouros públicos, dando nova denominação para algumas ruas do loteamento Edelmina Qurubim Marchetti.
Ainda foi aprovado em segundo turno o Projeto de Lei nº 057/2019, que dispõe sobre a abertura de crédito adicional especial no orçamento vigente no valor de até R$ 1 milhão. O recurso será investido na construção do novo Centro Social Marton Lucca.
Também foi aprovado a abertura de crédito especial no valor de até R$ 935.519,78, recurso que deverá ser aplicado em diversas áreas da administração direta.
Sete indicações foram aprovadas. Vereadores José Da Paixão e Romeu Belém indicaram a necessidade de implantar "creche da terceira idade". Um espaço adaptado para abrigar e proporcionar bem estar às pessoas idosas.
O vereador Osmar Isoton Solicitou a implantação e readequação do projeto de iluminação pública da Avenida Brasil, por apresentar deficiência na iluminação e estética. O parlamentar ainda indicou a necessidade de adequar a forma de poda das árvores em avenidas, praças e áreas verdes, para obter maior conformidade das plantas.
Os vereadores José Da Paixão, Romeu Belém, Lucas Badan e Alexandre Tavares cobraram a instalação de mais bancos de espera e ventiladores na área externa de todos os Postos de Saúde de Nova Mutum.
Romeu Belém apresentou outras duas indicações. Ele solicitou a realização de limpeza e manutenção de todos os bueiros coletores de águas pluviais no município de Nova Mutum. O parlamentar ainda cobrou da Secretaria de Obras a necessidade de adquirir dois caminhões-pipa, sendo um para o transporte de água potável e outro destinado ao uso comum, para atender os anseios de toda a população.
O vereador Airton Pessi a necessidade de alterar o art. 2º da Lei Municipal nº 1610/2012 - Lei da Ficha Limpa - para estender suas vedações ao âmbito da administração indireta, nos termos da minuta do projeto de lei anexo.
O Plenário ainda apresentou e aprovou uma moção de pesar à Família Maldaner pelo falecimento de seu ente querido, o Senhor Valdecir Maldaner.