NOVA MUTUM, 24 de Maio de 2024
icon weather 19 º 30 º
DÓLAR: R$ 5,17
Logomarca

POLÍTICA Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017, 20:20 - A | A

24 de Novembro de 2017, 20h:20 - A | A

POLÍTICA / POLITICA

Vereadores apoiam projeto da implantação de terminal ferroviário em Nova Mutum

Assessoria
Nova Mutum



Os vereadores Airton Pessi (Presidente do Legislativo), Lucas Badan Faria (Vice-presidente), Altair Albuquerque (1º Secretário), Romeu Belém (2º Secretário), Osmar Isoton, Alexandre da Silva Tavares, Cristiano Bicô e José da Paixão Nonato participaram do Fórum que discutiu sobre a possibilidade de Nova Mutum receber um terminal ferroviário para facilitar o escoamento agrícola da Região. O evento promovido pela Prefeitura com o apoio do Governo do Estado foi realizado nesta quinta-feira (23-11), no Sindicato Rural de Nova Mutum e contou com várias autoridades estaduais e nacionais, entre elas, o governador Pedro Taques, Deputado Ondanir Bortolini (Nininho), deputado Xuxu Dalmolin, secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura Neri Geller, prefeito Adriano Pivetta, entre outros prefeitos da região.

Num auditório lotado de produtores rurais, lideranças políticas, técnicos e consultores especializados, foi debatido sobre a necessidade de ampliar as discussões sobre propostas de projetos de um modal viável para alavancar os investimentos em logística no estado.

Os vereadores defendem a proposta de viabilizar esse projeto e facilitar o escoamento, fortalecendo ainda mais a agricultura da nossa região.

Presente ao debate em Nova Mutum, o diretor-regulatório e institucional da Rumo, Guilherme Penin, esclareceu que os trilhos explorados pela empresa no Estado de São Paulo são antigos. A empresa, portanto, precisa fazer melhorias no trecho da Malha Paulista. Contudo, este investimento não seria pago até o término da concessão, que encerra em 2028. Diante disso, a Rumo pede a renovação do contrato. Se isso acontecer, a empresa está disposta a ampliar sua presença em Mato Grosso.

Secretário de Infraestrutura e Logística e autor de um artigo recente sobre ferrovias, Marcelo Duarte avalia que há um interesse maior das empresas em investir em ferrovias em Mato Grosso depois do anúncio do projeto da Ferrogrão - ferrovia de 1.142 km prevista para seguir paralela à BR-163 e que ligará a região produtora de grãos de Mato Grosso ao porto de Miritituba (PA).

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabelo Castro, está disposto a discutir sobre a viabilidade do projeto e elogiou a iniciativa e disponibilidade apresentada pelo Município de Nova Mutum.

Novas reuniões sobre o assunto deverão ser realizadas nos próximos dias com o objetivo de fortalecer o movimento. Um estudo detalhado será formatado com impactos financeiros e viabilidades estruturais.



Comente esta notícia