Assessoria
Nova Mutum
O método auxilia na reabilitação física e mental de pessoas com necessidades especiais. Os vereadores Airton Pessi e Alexandre Tavares, autores do projeto, contam com o apoio da Casa, que acompanha as discussões desde o início.
Andar a cavalo é para muitos um hobby, diversão ou até mesmo prática esportiva. Mas este lazer, também é um importante recurso terapêutico, conhecido como equoterapia, que ajuda na reabilitação física e mental. Reconhecendo a importância deste método, em 2018, os vereadores Airton Pessi e Alexandre Tavares, defenderam a necessidade de realizar estudos para implantar, com o apoio público privado, a opção deste tratamento alternativo na rede pública de ensino e da saúde de Nova Mutum.
Buscando entender melhor o tratamento e compreender as necessidades para implantação do projeto, os vereadores foram conhecer de perto o trabalho da fisioterapeuta, Marciley Dias Lopes, que desenvolve o método com pessoas especiais em Nova Mutum.
Foto: Assessoria

"O cavalo é o recurso usado neste tratamento e o resultado é fantástico. Nós já conseguimos ótimas evoluções, onde a família fica satisfeita com o trabalho e nós ficamos satisfeitos com a melhora do paciente." explica a fisioterapeuta.
A ideia já vem sendo trabalhada há algum tempo pelos vereadores. “Há anos estamos trabalhando neste tema com o vereador Alexandre e outros. E a Câmara tem tido um papel muito importante nestes anos nas discussões envolvendo entidades, como o Ministério Público e o CTG, que está dando todo o suporte para este projeto. E vamos continuar trabalhando firmes para engajar o poder público, pois sabemos da importância deste trabalho”, afirmou Airton Pessi.
Foto: Assessoria

Conhecendo a importância e a eficácia do método, o vereador Alexandre Tavares, destacou a dimensão do tratamento na saúde pública em Nova Mutum. “Eu conheci este trabalho, há muitos anos lá em Cuiabá, quando a minha filha fazia, e nós comprovamos a evolução. Então aplicar e aprimorar um trabalho desse em Nova Mutum, é importante demais. Oferecer isso hoje, com o apoio do poder público, da comunidade, é de grande valor. E, principalmente, a magnitude dos resultados que estas crianças vão ter em relação a saúde, o equilíbrio e todos os avanços possíveis que a equoterapia pode oferecer”, enalteceu o vereador.
Foto: Assessoria

Também acompanhou a visita o presidente da Câmara, Altair Albuquerque. “A Câmara tem o papel de apoiador e incentivador. Acompanhamos desde o início este projeto que vem atender a nossa comunidade. E como presidente do Legislativo, estamos dando todo o apoio. Reafirmo que a Câmara é parceira e dará todo suporte para a implantação e ampliação do atendimento”, reforçou o presidente.
Foto: Assessoria

Durante a visita a jovem Milena, de 21 anos, participava de mais uma aula de equoterapia. Em cima do cavalo, as limitações de Mi não as impedia de aproveitar o momento, a paciente expressava-se alegre e segura, sempre acompanhada pela doutora e sua equipe. “É uma terapia lúdica e o cavalo contribui muito no despertar do interesse do paciente, principalmente das crianças, elas acham fantástico. É um trabalho emocionante e gratificante pelos resultados”, valorizou Marciley.