NOVA MUTUM, 16 de Julho de 2024
icon weather 17 º 34 º
DÓLAR: R$ 5,45
Logomarca

POLÍTICA Quarta-feira, 28 de Abril de 2021, 15:26 - A | A

28 de Abril de 2021, 15h:26 - A | A

POLÍTICA / SAÚDE PÚBLICA

Vereadores pedem parceria para implantar o tratamento alternativo equoterápico em Nova Mutum

Diego Weber - Gilmar Alves - SECOM|CMNM
Nova Mutum-MT



O tratamento alternativo denominado equoterapia, na rede pública municipal de saúde em Nova Mutum, foi solicitado na 12ª Sessão Ordinária (26.abr.2021), por meio de indicação ao Governo Municipal.

No pedido o presidente do Legislativo Mutuense Altair Albuquerque e os vereadores Romeu Belém, Lurdes Costa Marques e Osmar Isoton, solicitam a celebração de parceria com a Secretaria de Estado e Segurança Pública, por meio do Esquadrão Independente de Policiamento Montado – Cavalaria em Nova Mutum, para implantar o tratamento alternativo.

Ao prefeito Municipal, os vereadores defendem uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, como método terapêutico que utiliza o cavalo, na busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.

Segundo os parlamentares a modalidade de reabilitação é segura e eficaz, principalmente, com crianças e adolescentes com algum tipo de limitação motora.

O método serve para o tratamento de diversos tipos de comprometimentos motores, como paralisia cerebral, neurológicos, ortopédicos, posturais, mentais, como a Síndrome de Down, comprometimentos sociais, tais como: distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia, psicoses, emocionais, deficiência visual, auditiva, problemas escolares, tais como distúrbio de atenção, percepção, linguagem, hiperatividade.

Este conceito de tratamento e as parcerias público são importantes para propiciar resultados relevantes para os pacientes e seus familiares.

As justificativas foram acatadas e o expediente indicatório nº 77, aprovado para encaminhamento junto ao Poder Executivo Municipal.



Comente esta notícia