João Aguiar/RepórterMT
Depois do golpe de invadir o WhatsApp e pedir dinheiro para familiares e amigos, criminosos desenvolveram um novo truque. Agora, eles invadem a conta do Instagram e começam a criar anúncios falsos nos stories de produtos baratos.
O criador de conteúdo Pedro Cruz, de 27 anos, contou que teve seu perfil do Instagram invadido no dia 29 de dezembro de 2021. Para ter acesso à conta, o golpista se passou por vendedor de ingressos de um festival em São Paulo em que o criador de conteúdo estava interessado.
“Eu estava concluindo a compra de um ingresso no próprio site do evento, quando um cara me chamou no Instagram com uma conta falsa, com foto e postagens do festival e me ofereceu três ingressos ‘de brinde’. A ganância falou mais alto”, afirmou Pedro.
“Ele disse que só faltava um código para eu enviar. Acabei não vendo que era do próprio Instagram e passei para ele. Só percebi depois que ele passou a me invadir, trocar meu e-mail e a senha. Em questão de um minuto ele fez tudo isso”, continua.
Para o Repórter MT, Pedro disse ainda que não tinha o e-mail confirmado no Instagram e não tinha ativado a verificação em duas etapas no aplicativo. “Depois que ele invadiu eu ainda tentei confirmar tudo, mas ele cancelava as solicitações e acabou mudando a senha”, explica.
Ainda segundo o criador de conteúdo, ele tem um perfil secundário no aplicativo e sempre alertava os amigos sobre a invasão. Ele também avisava os seguidores em outras redes, como o WhatsApp e Facebook, mas não evitou que uma amiga caísse no golpe.
“Uma amiga minha de infância acabou comprando um dos produtos. Como a gente se conhecia desde criança, ela acabou confiando e fez o depósito de R$ 900 para os golpistas. Só depois disso ela veio me chamar no WhatsApp e ficou sabendo que era golpe”, lamenta.
No perfil, os bandidos publicaram anúncios falsos de vários produtos, como fogões, celulares, eletrodomésticos, móveis videogames e outros.
Depois de muita luta, Pedro conseguiu recuperar o perfil e tratou de ativar todas as verificações e confirmações. “Troquei senha, troquei e-mail, tudo”, afirma.
Para evitar cair nesse tipo de golpe, o recomendável é ativar a verificação de duas etapas do Instagram e confirmar o endereço de e-mail da conta. Depois disso, a pessoa não deve enviar nenhum código para os criminosos e nem acreditar em promoções “extraordinárias”.