Mauro Fonseca/Da Redação
Nova Mutum/MT
Julho é o mês de conscientização sobre as hepatites virais, doenças silenciosas que podem trazer sérias consequências à saúde do fígado. Em apoio à campanha nacional, o Hospital Hilda Strenger Ribeiro intensifica a divulgação de informações, alertas e incentivos à prevenção e diagnóstico precoce.
As hepatites virais são inflamações causadas por diferentes tipos de vírus (como os tipos A, B e C), e muitas vezes não apresentam sintomas nos estágios iniciais. Por isso, o perigo está justamente no desconhecimento: você pode estar infectado(a) e não saber.
"A melhor forma de combater a doença é com informação, prevenção e testagem. O diagnóstico precoce salva vidas", destaca a direção do hospital.
Testar é essencial
O exame é simples e gratuito em unidades de saúde. Ele é a única forma de saber se houve exposição ao vírus, permitindo o início rápido do tratamento, que pode evitar complicações graves como cirrose, câncer de fígado e até a necessidade de transplante.
O Hospital Hilda Strenger Ribeiro reforça a importância de:
Buscar informações confiáveis;
Realizar o teste com regularidade, especialmente em grupos de risco;
Incentivar familiares e amigos a também se cuidarem.
Para mais informações sobre testagens ou atendimentos, procure o Hospital Hilda Strenger Ribeiro ou a unidade de saúde mais próxima.