Um ato simbólico promovido na noite desta segunda-feira, 10, no ginásio Lauro Immich, marcou o inicio das atividades em Nova Mutum da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A aula inaugural contou com a presença do Presidente do Conselho Estadual de Educação Agnaldo Garrido, Vice Prefeito Leandro Felix, Diretores locais e o Reitor da Universidade professor Adriano Silva. Cerca de 600 universitários prestigiaram o ato.
A Unemat assumiu em janeiro a gestão da então Uninova que havia sido criada em 1996 para atender a demanda que existia no município na época. Desde então a instituição passou para vários processos e entre 2000 e 2008 passou a ter sede própria com uma estrutura considerada umas mais modernas do estado. A faculdade se tornou nesse período a principal ferramenta de formação superior do município.
O Processo de migração para estadualização iniciou em 2011 e desde então o município que bancava o ensino superior gratuito.
O Imóvel que é considerado pela reitoria da Unemat uma das estruturas mais modernas do estado, foi repassado para a Universidade estadual que em contrapartida assumiu os cursos que já estavam em andamento.
Também em janeiro desse ano, a Unemat realizou o vestibular especifico com 120 vagas para os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Engenharia Agronômica.
Segundo reitor Adriano Silva, Nova Mutum que já é um referência para o país pelo seu alto índice de desenvolvimento terá a partir de agora uma universidade que nos últimos anos tem sido um modelo para a educação brasileira, “é um presente que Nova Mutum ganhou, aqui poderemos sem dúvida ter um grande pólo universitário”, explica.
O vice-prefeito Leandro Felix destacou a importância da Unemat, reconhecendo que a instituição vai agregar no processo de formação superior municipal e estadual, “Como já vinha ocorrendo Nova Mutum recebe acadêmicos de todo estado, e a tendência é que a partir de agora nossa educação será cada vez mais referência para Mato Grosso”. Comemora.
Fonte:MutumNoticias