Ana Paula Dias com Assessoria
Nova Mutum-MT
A Coordenadora do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e a Embaixadora Lixo Zero de Nova Mutum, Tania Cristina Niclotte, estiveram representando o estado de Mato Grosso no II Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, que aconteceu em Brasília, nos dias 22, 23 e 24 de junho.
Ao todo 250 palestrantes, deles 24 de outros países. O objetivo do evento foi disseminar o conceito Lixo Zero e unir os integrantes da sociedade, para que a meta possa ser alcançada em nível municipal.
“Ser convidada para esse evento é um bom sinal. Já trabalhamos com o incentivo do descarte correto do lixo dentro do nosso município e poder levar para o nosso estado é muito valioso” - disse Carmem Casagrande, Coordenadora do SAAE.
O Congresso Internacional Cidades Lixo Zero ofereceu três dias de palestras e painéis com informações necessárias para subsidiar os gestores públicos e privados em suas decisões. A programação foi construída para difundir conceitos, dados, boas práticas e legislação vigente.
Foto: Assessoria

Os convidados internacionais estiveram engajados diretamente com profissionais locais com o objetivo de acelerar o alcance da meta Lixo Zero por meio dos casos de sucesso desenvolvidos em outras partes do mundo, como na Itália, Suécia, Espanha e em outros países experientes em ações de sustentabilidade.
“Conseguimos entender as melhores práticas nacionais e internacionais para ajudar a construção de novas ideias e projetos. Especialistas e gestores de cinco continentes contaram o passo a passo e os resultados alcançados em cidades com características diversas, propostas que podem ser adaptadas e propagadas em qualquer lugar do mundo”, acrescentou a Embaixadora Tania Cristina Niclotte.