Professores, técnicos, merendeiras, vigias e demais profissionais da rede estadual fazem, hoje, a primeira assembleia geral, após o início da greve no dia 12. Será às 14h, na escola estadual Presidente Médice, em Cuiabá, para avaliar o movimento grevista, calendário de mobilização e encaminhamentos. A adesão, segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública (Sintep-MT), já chega a 90%. No Estado são 56 mil profissionais. São cerca 400 mil estudantes.
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no último dia 16, foram firmados alguns acordos com a categoria, como por exemplo, a chamada de concursados, organização de um novo concurso e aprofundamento da analise financeira do Estado, tendo em vista a construção de alternativas para ampliar o poder de compra dos trabalhadores.
Desde o início da greve, os profissionais estão fazendo mobilizações em vários municípios.
A pauta de reivindicações, conforme Só Notícias já informou, apresentada ao governo é referente a uma resposta propositiva do governo para dobrar o poder de compra dos salários em sete anos; assegurar os percentuais para integralização do piso para este ano; percentual de horas de trabalho pedagógico para interinos nas portarias que normatizam o ano letivo de 2014, a ser elaborada este ano; data para a posse dos classificados e realização de novo concurso público; aplicação dos 35% dos impostos arrecadados na educação.
Fonte:SoNoticias