NOVA MUTUM, 13 de Junho de 2024
icon weather 22 º 36 º
DÓLAR: R$ 5,37
Logomarca

GERAL Quarta-feira, 13 de Setembro de 2017, 19:16 - A | A

13 de Setembro de 2017, 19h:16 - A | A

GERAL /

Rota do Oeste inicia obras para construção de posto de pesagem da BR-163



Balança será construída na região sul do Estado, entre o km 108 e 109

As obras para edificação do primeiro posto de pesagem fixo da BR-163 foram iniciadas esta semana pela Rota do Oeste. A estrutura fica localizada no km 108, sentido sul da rodovia, entre o município de Rondonópolis e o Terminal Ferroviário Rumo e vai fiscalizar o excesso de peso em veículos de carga.

A construção e funcionamento da balança garantem mais segurança ao usuário e menos desgaste do pavimento rodoviário, aponta o gerente de Operações da Rota do Oeste, Fernando Milléo.

“Cada veículo de carga, por lei, pode transportar um limite seguro. Sabemos que na prática, os carregamentos muitas vezes são acima do máximo permitido e a pesagem vem para coibir esta conduta. O excesso de carga aumenta o tempo de resposta do veículo, facilitando a ocorrência de acidentes. Outro ponto importante é o desgaste precoce provocado no pavimento”, explica.

A área com cerca de 31 mil m2 abrigará os equipamentos de pesagens e prédios administrativos, onde a Rota do Oeste será responsável pela operacionalização, porém sem autonomia para emissão de autos de infração, uma atribuição da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Atualmente, o local conta com drenagem e pavimentação. O restante da infraestrutura será edificado até o início de 2018.  Os equipamentos para pesagem já foram adquiridos pela Rota do Oeste e serão instalados assim que as obras estruturais forem concluídas.

Pelo projeto, a estrutura contará com duas balanças, uma de pesagem dinâmica e outra de precisão. Haverá ainda espaço específico para o transbordo da carga em excesso. Pela lei, todos os veículos de cargas passarão pela pesagem obrigatória. O descumprimento da regra pode resultar em multa.

Fonte:Assessoria

 



Comente esta notícia