NOVA MUTUM, 18 de Maio de 2024
icon weather 16 º 22 º
DÓLAR: R$ 5,11
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 23 de Agosto de 2018, 12:51 - A | A

23 de Agosto de 2018, 12h:51 - A | A

GERAL / CIDADES

Santa Rita do Trivelato supera média nacional no total de indicadores da educação

Assessoria



O município de Santa Rita do Trivelato superou a média brasileira em todos os indicadores da educação no ano de 2017. Somando os pontos de cada item analisado, o município obteve nota 10. Desde 2013, o município vem apresentando resultados excelentes no setor, conforme destacou o conselheiro interino Isaías Lopes da Cunha, relator das contas anuais de governo do município, referentes ao ano passado (Processo nº 75426/2017).

De acordo com o relator, comparando com a avaliação do ano anterior, Santa Rita do Trivelato tem se mantido melhor que a média Brasil nos 10 indicadores desde 2013, Em relação ao desempenho de 2016, o município apresentou melhora em dois indicadores e piorou em outros dois. Foram eles: taxa de reprovação até a 4ª série, ou 5º ano; e taxa de reprovação da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano. Seis indicadores analisados mantiveram o desempenho anterior.

Ao votar pelo parecer favorável à aprovação das contas do município, em consonância com o parecer ministerial, o relator recomendou ao gestor, Egon Hoepers, que adote providências no sentido de aperfeiçoar o desempenho dos indicadores educacionais, implementando programas capazes de melhorar a qualidade do ensino, principalmente em relação aos índices que pioraram em relação à avaliação anterior do seu próprio desempenho.

Já na área da saúde, o município vem apresentando quedas. Em 2014 e 2015, a soma dos indicadores totalizou oito. Em 2016 caiu para sete e agora teve nova queda, chegando a seis. “Diante dessa exposição, alerto o gestor acerca da importância de melhorar os indicadores que estão abaixo da média nacional e aqueles que repercutiram negativamente, comparando com o seu próprio desempenho, praticando atos eficazes, dentro do seu poder discricionário, a fim de reverter as situações negativas detectadas”, pontuou o relator no voto.

As contas anuais de governo de Santa Rita do Trivelato foram apreciadas na sessão ordinária do Tribunal Pleno desta terça-feira (21/08). O voto do relator foi acompanhado pela unanimidade do Pleno.



Comente esta notícia