NOVA MUTUM, 03 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,66
NOVA MUTUM, 03 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,66
Logomarca

GERAL Sexta-feira, 02 de Maio de 2025, 13:53 - A | A

02 de Maio de 2025, 13h:53 - A | A

GERAL / TERREMOTO E RISCO DE TSUNAMI

Terremoto de 7,4 graus atinge Passagem de Drake e provoca alerta de tsunami no sul do Chile

Autoridades chilenas ordenam evacuação da costa na região de Magalhães; ondas de até 3 metros podem atingir bases na Antártida e cidades do extremo sul.

Agência Brasil
Santiago/Chile



Um terremoto de magnitude 7,4 graus na escala Richter atingiu, nesta sexta-feira (2), a região da Passagem de Drake, localizada entre o Cabo Horn e a Antártida, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O sismo ocorreu a uma profundidade de apenas 10 quilômetros, aumentando o risco de impactos significativos em áreas costeiras.

Diante do risco de tsunami, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile emitiu um alerta de evacuação para toda a costa da região de Magalhães, no extremo sul do país. Em publicação na rede X (antigo Twitter), o presidente chileno Gabriel Boric afirmou que "todos os recursos do Estado serão disponibilizados para enfrentar possíveis impactos".

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram moradores deixando áreas costeiras de forma ordeira, ao som de sirenes de emergência. O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha do Chile (SHOA) informou que ondas provocadas pelo abalo sísmico devem atingir bases científicas na Antártida e cidades do sul do Chile nas próximas horas.

O Instituto Antártico Chileno (INACH) confirmou à agência Reuters que as bases na Antártida já estavam sendo evacuadas como medida preventiva.

Em comunicado, o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres declarou estado de precaução, um alerta utilizado para tsunamis de pequeno a médio porte. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos EUA (NOAA) estimou que ondas de 0,3 a 1 metro podem atingir a costa antártica, enquanto ondas de até 3 metros são esperadas em pontos do Chile continental.

As autoridades seguem monitorando a situação e reforçam a importância de a população seguir as orientações de evacuação e manter a calma.



Comente esta notícia