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GERAL Segunda-feira, 27 de Maio de 2019, 18:34 - A | A

27 de Maio de 2019, 18h:34 - A | A

GERAL / BR-163

Tombamento é o 2º tipo de acidente mais frequente entre caminhoneiros

Assessoria
Cuiabá-MT



Os tombamentos são o segundo tipo de acidente mais recorrente entre os veículos de carga que trafegam o trecho sob concessão da BR-163, em Mato Grosso, ficando atrás somente das colisões traseiras.  A falta de atenção, o excesso de velocidade, o uso de telefone celular e a carga mal acondicionada são apontados como principais causas para os registros.

De janeiro a abril de 2019, a Concessionária Rota do Oeste registrou 102 tombamentos envolvendo caminhões e carretas, 4% a menos que o atendido no mesmo período de 2018.  O levantamento demonstra ainda que o número de ocorrências no trecho já duplicado, de Itiquira a Cuiabá, é idêntico à quantidade de casos registrados na região norte, de Cuiabá a Sinop: 50 ocorrências em cada um. A rodovia dos Imigrantes (BR-070) somou dois casos. 

Para atender os motoristas que se envolvem nesse tipo de acidentes, a Concessionária dispõe de bases de atendimento a cada 47 km, 18 guinchos e equipes de resgate. O gerente de Operações da Rota do Oeste, Wilson Ferreira, afirma que todos os motoristas que trafegam pelo trecho sob concessão da BR-163 podem acionar a empresa para ter acesso aos serviços oferecidos e reforça que nenhum valor, além do pedágio, é cobrado por isso. Um exemplo do serviço sendo prestado foi registrado na última semana na rodovia dos Imigrantes, em Cuiabá, onde uma carreta carregada com gado tombou (confira o vídeo).

“Antes da Concessionária atuar na BR-163, a contratação de um guincho particular para destombamento de uma carreta, por exemplo, não saia por menos de R$ 3 mil. Hoje, o motorista tem a tranquilidade de contar com as nossas equipes em um momento de urgência e emergência, sem a preocupação de ter que desembolsar qualquer quantia. A gama de serviços oferecidos pela Concessionária representa economia direta para o motorista”, explica.

Proprietário de caminhão, Marcelo Antônio Angst precisou utilizar o serviço de guincho da Rota do Oeste depois que um funcionário tombou o veículo na região de Santa Elvira, região sul da rodovia. Embora contasse com seguro do caminhão, ele optou pelo serviço da Concessionária e relata que ficou satisfeito.  “Como estava na rodovia e tinha a Rota do Oeste para atender, não acionei o seguro. Em meia hora o serviço estava concluído pelas equipes da empresa, que também socorreram o meu motorista. Ele não chegou a ficar ferido, mas recebeu o atendimento médico”, relembra Angst.

Segurança – O chefe da 6ª Delegacia da SRPRF-MT, inspetor Leonardo Ramos, relata que independentemente do tipo e das condições da via, as más práticas na direção de veículos são constantemente observadas nas rodovias brasileiras. A postura resulta em comprometimento da segurança, em especial na BR-163, pela condição de trânsito majoritariamente formado por veículos de carga. “A observação de regras básicas do Código de Trânsito Brasileiro pode significar a prevenção da maioria dos tombamentos de veículos de carga, a prevenção de prejuízos materiais e pessoais aos motoristas e terceiros”, recomenda o inspetor.

Ramos aponta que entre as condutas responsáveis por grande parte dos acidentes envolvendo caminhões na BR-163 está a negligência quanto à distância de segurança entre os veículos. “Ao dirigir excessivamente próximo ao veículo da frente, o condutor perde visibilidade dos eventuais perigos ou obstáculos à frente, inviabiliza a ultrapassagem dos veículos menores e mais rápidos e a pior consequência: perde tempo para responder a alguma adversidade, tais como um frenagem inadvertida do veículo que segue à frente, um defeito na via ou uma parada repentina do fluxo”, explica.

Outro grande vilão do trânsito, que termina resultando em tombamentos de veículos de carga é o telefone celular. “É muito comum que os tombamentos sejam registrados em locais onde há o sinal das operadoras de telefones móveis. A combinação de direção de veículos de carga com telefone celular é perigosa em rodovias”, afirma Ramos.

Por fim, o inspetor pontua que o mal acondicionamento de carga, principalmente a de algodão, também contribui para os tombamentos, uma vez que causa a instabilidade do veículo e compromete a segurança.

Veja o momento em que uma carreta é destombada na BR-163;



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JEFERSON TEXEIRA DA ROSA 28/05/2019

Concordo que existe muitos motoristas irresponsável, mas também são muitos país de família que pra defender um motorista de veículo de passeio sobre efeito de álcool ou drogas que tomba seu caminhão podendo perder a sua própria vida pra defender veículo de passeio outra coisa na reportagem não fala sobre as pessimas condições das rodovias e de seus acostamento. Acostamento esse que em maioria da rodovia não tem principalmente de Cuiabá até no Nortão .

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Fabio antonio 27/05/2019

Só vai melhorar quando tiver fiscalização nas rodovias porque os motoristas estão cada vez mais andando com uso de intorpercentes e alcool e abusando da velocidade e matando cidadão que tem familia e precisa usar a br ..portanto mais fiscalização principalmete blits para esse tipo de transito ...

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2 comentários