Wesley Moreno/PowerMix
Nova Mutum/MT
A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) de Nova Mutum/MT apresentou, nesta quarta-feira (16), um balanço contundente das ações realizadas nos últimos seis meses, evidenciando o fortalecimento do combate ao crime organizado e avanços na elucidação de crimes contra a vida no município.
Em entrevista ao portal Power Mix, os delegados Rodrigo Costa Rufato e Jean Paulo Nascimento detalharam as operações, estratégias e articulações institucionais que têm reposicionado Nova Mutum como referência em segurança pública no estado.
Sob o comando de Rufato, responsável pela repressão a roubos e furtos, a DERF registrou um crescimento expressivo de 77,5% nas prisões, entre flagrantes e mandados judiciais somente em 2024.
Já o delegado Jean Paulo Nascimento, especializado no combate ao tráfico e homicídios, destacou ações incisivas contra facções. Em maio de 2025, uma operação identificou e prendeu jovens que se disfarçavam de entregadores para distribuir entorpecentes, resultando na apreensão de 369 gramas de drogas.
A atuação conjunta com outras delegacias da região, como Lucas do Rio Verde, Tapurah e Diamantino e o apoio direto da administração pública municipal foram apontados como diferenciais na eficácia operacional.
Como reflexo desse trabalho, a DERF esclareceu quatro homicídios qualificados e quatro tentativas de homicídio nos últimos meses, muitos deles ligados a disputas internas de facções criminosas.
Nascimento reforçou a importância de uma atuação coordenada: “Enfrentar o crime organizado exige mais do que força, exige união entre agentes públicos e estratégia refinada. Estamos entregando resultados porque existe comprometimento institucional e apoio político-administrativo”.
Com o foco na repressão qualificada e na inteligência integrada, a DERF projeta novas operações para os próximos meses, com o objetivo de consolidar Nova Mutum como uma das cidades mais seguras do interior de Mato Grosso.
PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM