NOVA MUTUM, 31 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,62
NOVA MUTUM, 31 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,62
Logomarca

POLÍTICA Quarta-feira, 30 de Julho de 2025, 16:57 - A | A

30 de Julho de 2025, 16h:57 - A | A

POLÍTICA / DISCURSO IDEOLÓGICO

Abílio interrompe fala de professora que disse "todes" e 'proíbe' uso de pronome neutro em Cuiabá: "não vou aceitar"; Veja vídeo

Rodrigo Costa/OlharDireto



O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), se manifestou contrário ao modo como uma professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se dirigiu ao público durante a Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, realizada nesta quarta-feira (30) e interrompeu a fala dela. O motivo da discordância foi o uso do termo "todes", com aplicação do chamado pronome neutro.

Enquanto palestrava na abertura do evento, a professora Maria Inês -- doutora em Saúde Pública pela USP e professora da UFMT -- utilizou linguagem neutra ao se referir ao público, momento em que o prefeito pega o microfone e afirma que não permitiria o uso de pronomes neutros na conferência e acusa a docente de doutrinação ideológica.

“Aqui no município de Cuiabá durante a minha gestão não vou aceitar a manifestação de pronome neutro e não vou aceitar a doutrinação ideológica. Se a gente for fazer a discussão da saúde com o município de Cuiabá, a gente vai fazer a discussão com o município de Cuiabá conforme as nossas regras”, disparou.

“Se a senhora não se atentar em fazer uma apresentação que discuta a saúde do município de Cuiabá, sem doutrinação ideológica e sem manifestação do pronome neutro, eu vou suspender a apresentação”, continuou o prefeito.

Diante da postura do prefeito, a professora respondeu defendendo os princípios de equidade e os direitos da população LGBTQIA+. Em seguida, decidiu, por conta própria, se retirar do evento.

“Eu estou falando de uma política de Estado mais do que de política de governo. [...] E na política de Estado, quando eu falo de equidade, eu tenho que considerar todos, todas e todes."

“Deixemos claro, deixemos claro, eu estou falando de um direito, eu estou falando da universalidade, do acesso universal e igualitário, o acesso ao universal igualitário é para todas, todos e todes. O senhor não vai precisar me retirar [do evento], porque eu me retiro”.




Comente esta notícia

Vania 31/07/2025

Alguém fala p essa pessoa que nunca existiu no dicionário essa palavra Parabéns prefeito Por mais prefeitos como o Sr.Abilio

positivo
2
negativo
0

1 comentários