NOVA MUTUM, 06 de Fevereiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,75
NOVA MUTUM, 06 de Fevereiro de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,75
Logomarca

POLÍTICA Quarta-feira, 24 de Março de 2021, 15:28 - A | A

24 de Março de 2021, 15h:28 - A | A

POLÍTICA / MEIO AMBIENTE

Vereadores solicitam que Prefeitura faça parceria com empresas para serviços de coleta e tratamento de esgoto em Nova Mutum

Diego Weber - Gilmar Alves - SECOM|CMNM
Nova Mutum-MT



A criação de um dispositivo legal que permita a celebração de parceria público-privado na exploração dos serviços de coleta e tratamento da rede de esgoto, no município de Nova Mutum, foi defendido pelos vereadores Altair Albuquerque, José da Paixão, Romeu Belém, Osmar Isoton e Elenilson Tilit.

Os autores apontam a necessidade de uma parceria entre o Executivo e o setor privado para que seja explorado e tratado a coleta de esgoto do município.

Na proposta a empresa privada ficará responsável pelos investimentos e manutenção da estação de tratamento, podendo receber dejetos e aplicar técnicas de reaproveitamento dos gases com um sistema biodigestor.

 Queremos elevar as políticas públicas em relação ao saneamento básico de Nova Mutum aos padrões exigidos por lei pelo Governo Federal, destacaram.

A aplicação desta tecnologia no tratamento do esgoto coletado possibilitará a geração de energia limpa e simultaneamente a redução nos impactos ambientais causados pelos gases a atmosfera.

A produção de energia limpa manterá a unidade de tratamento e o excedente poderá ser vendido às centrais elétricas.

O município poderá requerer o abatimento nas contas de energia de prédios públicos de responsabilidade municipal com o excedente.

Para os vereadores a indicação é uma alternativa de custo mínimo aos cofres públicos e vai promover a preservação do meio ambiente.

A indicação (nº 49) foi discutida e aprovada durante a 8ª Sessão Ordinária (22.mar.2021).



Comente esta notícia

MARCO AURELIO ZAMARIAN REZENDE 27/03/2021

Já passou da hora.. Veja iniciativa... Fazendo jus ao crescimento do município e pensando num futuro próximo

positivo
0
negativo
0

1 comentários