NOVA MUTUM, 20 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,67
NOVA MUTUM, 20 de Maio de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,67
Logomarca

AGRONEGÓCIOS Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 14:44 - A | A

19 de Maio de 2025, 14h:44 - A | A

AGRONEGÓCIOS / BOI NA LINHA

Abate de gado cresce 6,29% em abril e Mato Grosso registra o segundo maior volume da história para o mês

Impulsionado pelo descarte de fêmeas, o volume de abates segue firme no curto prazo, mas tendência é de recuo com a chegada da seca e a retenção de matrizes nas fazendas.

Rural News MT



Mato Grosso atingiu o segundo maior volume de animais abatidos em abril. O total de bovinos enviados para abate nos frigoríficos foi o segundo maior volume já registrado para o mês na série histórica, com acréscimo de 6,29% em relação a março. O abate de fêmeas representou 56,81% do total, somando 330,36 mil cabeças, aumento de 10,07% em relação ao mês anterior.

No entanto, no comparativo anual, a participação das fêmeas segue em queda pelo terceiro mês consecutivo, reflexo da decisão dos produtores de reter matrizes nas propriedades visando ao período de monta.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informa ainda que, a “curto prazo, a expectativa é que os volumes de abate se mantenham firmes devido ao ajuste de lotação nas fazendas. Contudo, com a chegada da seca e a consequente piora na qualidade das pastagens, a tendência é que o volume total, especialmente a participação de fêmeas, apresente recuo nos próximos meses”.



Comente esta notícia