Com um aumento de 13,7% na produção da última safra, o estado de Mato Grosso se consolidou no cenário brasileiro como o maior produtor de grãos, o que representa 24% de tudo o que o país produziu em grãos. Os dados são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e foram divulgados no início da semana.
De acordo com o levantamento, o cultivo de grãos no estado chegou a 45,8 milhões de toneladas na safra 12/13, número maior que os 40,3 milhões de toneladas da temporada antecedente.
O estado tem ainda 60% de participação do volume total cultivado no Centro-Oeste, que se destaca como a maior região produtora brasileira, com 77,6 milhões de toneladas. O Sul ocupa a segunda posição com uma produção de 71,4 milhões de toneladas.
O aumento de 25% na área plantada, chegando a 3,4 hectares, fez com que a produção de milho chegasse a 19,8 milhões de toneladas, números que indicaram o grão como o maior responsável pelo aumento produtivo em Mato Grosso, que ultrapassou o estado do Paraná, que deve apresentar 17,6 milhões de toneladas nesta safra.
Outro destaque do boletim divulgado pela Conab é quanto ao cultivo da oleaginosa, que deve crescer 7,7% e chegar a um total de 23,5 milhões de toneladas. Por outro lado, a produção de algodão mato-grossense, apesar de ser a maior no país, deve apresentar queda de 31,7%. A área plantada também será menor em 34%, o que representa 475 mil hectares.
Fonte:GrupoArinos