NOVA MUTUM, 14 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,04
NOVA MUTUM, 14 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,04
Logomarca

GERAL Quarta-feira, 16 de Setembro de 2015, 18:40 - A | A

16 de Setembro de 2015, 18h:40 - A | A

GERAL /

Mesmo agradável ‘chuva do caju’ requer cuidados por parte da população de Nova Mutum



Desde o último final de semana, a tradicional ‘chuva do Caju’, vem caindo em Nova Mutum. Registradas em pequenas parcelas, elas não representam o início do período climático chuvoso mas já aliviam a sensação térmica após longo período de estiagem enfrentado de junho a setembro na região centro oeste do estado de Mato Grosso.

Mesmo sendo um grande anseio, as primeiras chuvas requerem um cuidado especial da população. “Estas chuvas são diferentes, o mau tempo terá formações abruptas, com ventos fortes, iguais a pequenos tornados e possíveis descargas elétricas que trazem riscos a população e prejuízos econômicos. Aconselhamos que a população evite tomar banho de chuva neste primeiro momento, pois são as chamadas chuvas acidas, por conta da quantidade de produtos químicos presentes na atmosfera”, diz o secretário de Agricultura e Meio Ambiente e especialista em diagnósticos do tempo e temperatura, Osmar Isoton.

A enfermeira da Secretaria de Saúde, Camila Schirmer aponta que o contato da água dessa chuva com a pele pode provocar irritações. “Pode ou não acontecer, mas é importante tomar cuidado, principalmente com crianças, pois elas possuem uma pele mais sensível, com maior absorção de substancias destas chuvas e são elas as principais apreciadoras do tradicional banho de chuva”, destacou.

Outro cuidado necessário é referente aos fortes ventos que acompanham as primeiras chuvas. Segundo o Corpo de Bombeiros é necessário que o mutuense se atente a materiais soltos como telhas e árvores que possam cair. Ao sair de casa o cidadão deve fechar todas as janelas. Não é aconselhado deixar crianças sozinhas em casa durante este período, evitando e prevenindo desastres.

CHUVAS ÁCIDAS

 

As águas das chuvas consideradas ácidas são as que substancialmente possuem maior resultante do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada. Seus principais responsáveis pela acidez são gases e partículas ricas em enxofre e azoto presentes na atmosfera terrestre.

CHUVA DO CAJU

A expressão ‘chuva do caju’ é uma co-relação feita pelos matogrossenses entre as águas com a florada dos cajueiros e o surgimento dos frutos.

Fonte:Assessoria



Comente esta notícia