NOVA MUTUM, 24 de Maio de 2024
icon weather 23 º 32 º
DÓLAR: R$ 5,15
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018, 10:26 - A | A

18 de Janeiro de 2018, 10h:26 - A | A

GERAL / Mudança

Nota de Esclarecimento – Substituição de hidrômetros em Nova Mutum

Assessoria
Nova Mutum



O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Nova Mutum vem por meio desta esclarecer dúvidas de parte da população mutuense a respeito da atualização do parque de hidrômetros do município, que tem repercutido nas redes sociais. 

O SAAE iniciou em 2017 uma operação de substituição dos hidrômetros com mais de 5 (cinco) anos de uso ou limite de contagem excedido. Esta troca está sendo executada sem custo ao consumidor, que já tem incluso na fatura de água a tarifa fixa de manutenção do hidrômetro. 

Assim como qualquer outro equipamento mecânico, o hidrômetro se desgasta com o passar do tempo e perde a exatidão da medição. Como o valor da fatura é calculado em função do volume de água que ele registra, é justo que a medição seja sempre confiável e correta. 

Alguns consumidores têm reclamado que o valor da conta de água subiu. Essa diferença realmente pode acontecer, porque a medição passa a ser exata. Contudo, nem todos os casos de substituição resultaram em aumento da fatura. 

Cabe ressaltar que em nível nacional as companhias de água são avaliadas de acordo com a sua eficiência, e um dos parâmetros é a idade do parque de hidrômetros. Por esse motivo os órgãos fiscalizadores recomendam que as companhias de saneamento sejam eficientes e que não haja prejuízos ao erário público. 

O SAAE aconselha os consumidores a revisarem frequentemente as instalações hidráulicas do seu imóvel a fim de detectar possíveis vazamentos e acompanhar diariamente o consumo de água. Isso ajuda a reduzir a conta e evitar desperdícios. 

Por fim, o SAAE reforça seu compromisso de prestar um serviço de qualidade a todos, com respeito ao consumidor, às leis, aos bens públicos e ao meio ambiente. A Autarquia está à disposição de todos os mutuenses para esclarecer as dúvidas e verificar possíveis distorções.

Divulgação

nota de esclarecimento SAAE

 



Comente esta notícia