A Sicredi Ouro Verde MT lançou nesta quarta-feira, dia 22, quando se comemora o Dia Mundial da Água, um programa para incentivar a recuperação de nascentes em propriedades rurais dos 15 municípios em que está presente. Por meio da iniciativa, a cooperativa fortalece a sua atuação junto à comunidade, apoiando a sustentabilidade. “Nós acreditamos que isso vem ao encontro do que o mundo precisa, cada vez mais, de buscar o tripé da sustentabilidade ambiental, social e econômica”, destaca o diretor executivo da cooperativa de crédito, Valmir Galhardo.
Desenvolvido pelo Sicredi em Mato Grosso desde 2012, o programa já recuperou 54 nascentes em todo o estado, com o plantio de cerca de 70 mil mudas. A importância do programa já foi reconhecida em prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Acir de Responsabilidade Ambiental, em 2013, o Prêmio WYCUP Austrália, o Prêmio Benchmarking Brasil e o Prêmio Concred Verde, todos em 2014.
Na área de atuação da Sicredi Ouro Verde MT, o programa funcionará da seguinte forma: o produtor rural, associado à cooperativa, manifesta a sua intenção de recuperar uma nascente protocolando seu pedido junto ao Sicredi. A cooperativa, então, viabiliza recursos para que o associado possa providenciar a estrutura para proteger as plantas e irrigar as mudas das árvores. As mudas, que serão utilizadas para o trabalho de recuperação, serão doadas pela cooperativa, que também será responsável por engajar a equipe que fará o plantio, entre colaboradores da instituição e a comunidade. “Além da parceria para disponibilizarmos as mudas, nós temos linhas de crédito disponíveis com juros acessíveis para esta modalidade, então o associado faz a sua inscrição, apresenta o projeto e nós damos o incentivo para ele fazer o trabalho”, explica Valmir.
A ação é desenvolvida em parceria com o Instituto Ação Verde, que, além de fornecer as mudas, também faz um trabalho de orientação técnica, definindo as espécies adequadas para cada região. Além de promover o equilíbrio ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais, o programa tem o objetivo de regularizar o volume de água nas nascentes e incentivar o voluntariado para o plantio das mudas. “Nossa ideia é mobilizar cada vez mais pessoas para esta cultura da sustentabilidade, tão importante neste mundo em que vivemos”, ressalta o diretor executivo.
Fonte:Assessoria