Jacques Gosch/RDNEWS
O PT de Mato Grosso promete acionar a Justiça contra o locutor Cuiabano Lima e a direção da 57ª Expoagro por conta do episódio ocorrido no último final de semana. O anuncio foi feito pelo deputado estadual Valdir Barranco.
No placo do evento, Cuiabano Lima declarou: “Eu sou Bolsonaro, o prefeito é Bolsonaro, Mato Grosso é Bolsonaro, porra!”. Na sequência, ainda completou: “Eu quero mandar, com todo respeito, um alô para a galera da esquerda: Vão para puta que pariu, ok? Valeu, obrigado, prefeito!”
O locutor se manifestou logo após discurso do prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), que havia acabado de discursar defendendo Bolsonaro, que é alvo de medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), incluindo uso de tornozeleira eletrônica.
No discurso, Abilio disse que o segredo para o estado de Mato Grosso ser próspero é não ter nenhum prefeito do PT. Além disso, destacou que Cuiabá não tem vereador petista.
“O que vimos neste final de semana na 57ª Expoagro, em Mato Grosso, foi mais um episódio inaceitável de ódio político e intolerância alimentados por quem deveria promover cultura, respeito e convivência democrática”, diz o comunicado do PT.
Segundo o PT, Cuiabano Lima extrapolou o limite da liberdade de expressão fez discurso de ódio, o que classifica como crime.
“Num estado como o nosso, que já vive um cenário de extrema polarização e violência política, esse tipo de fala é irresponsável, perigosa e precisa ser duramente combatida. Não se trata apenas de um ataque verbal. É uma tentativa de intimidar, excluir e silenciar milhões de brasileiros que pensam diferente”, completa.
Além disso, o PT afirma que a direção 57ª Expoagro se omitiu diante da situação. Por isso, também será responsabilizada judicialmente.
“E não é só o locutor que será responsabilizado. A direção da Expoagro permitiu, ou se omitiu diante dessa cena grotesca. Um evento que recebe recursos públicos e que deveria ser espaço de pluralidade e respeito, se transformou num palco de agressão política”, conclui.
A fala de Cuiabano Lima contra a esquerda foi gravada pelo público presente na arena do Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. O vídeo viralizou nas redes socias.