Agronoticias
A Secex – secretaria de Comércio Exterior – divulgou as exportações de milho referentes ao mês de setembro de 2018 para a safra 2017/18. Mato Grosso exportou 2,06 milhões de toneladas, o que representa um volume 34,17 % menor em relação ao mesmo período do ano passado. Este recuo vem ao encontro da menor perspectiva de produção nesse ano-agrícola quando comparada ao recorde que foi visto na safra 2016/17. “Mas apesar da menor estimativa de exportação ante a safra anterior, é importante notar que no fechamento do primeiro trimestre dos embarques na safra 2017/18 (julho a setembro), Mato Grosso já acumula 5,41 milhões de toneladas, se destacando como o segundo maior volume já embarcado da série histórica nesse mesmo período. Isso porque, tanto a valorização do dólar, quanto do cereal em Chicago, nos meses anteriores, colaborou para o adiantamento das vendas para o mercado externo. Dado a isso, o Imea projeta que o Estado exporte um total de 16,96 milhões de toneladas até o fim da safra”, informa o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária.
O preço do milho em Mato Grosso encerrou a última semana com baixa de 6,01% e cotação média de R$ 21,04/saca. A queda na bolsa B3, na CME-Group e no dólar pautou a movimentação.
Com a desvalorização nas cotações do dólar, no cereal na bolsa de Chicago e nos prêmios, a paridade de exportação (jul/19) fechou a semana com queda de 7,70%.