Pollyana Araujo/Primeira Página
Mato Grosso
O ex-governador de Mato Grosso e empresário Blairo Maggi denunciou a criação de um perfil falso dele na rede social LinkedIn. A denúncia foi feita por meio de uma publicação no Instagram, onde o ex-ministro da Agricultura alertou seus seguidores sobre o uso indevido da identidade dele.
Na publicação, Blairo destaca que não é a primeira vez que tem sua imagem utilizada indevidamente em redes sociais. Ele já havia enfrentado situações semelhantes no Facebook e no Instagram. “A fragilidade de segurança no universo digital e a facilidade com que esses perfis são criados é assustadora”, escreveu.
Na imagem compartilhada, é possível ver o perfil falso listado como “acionista da Amaggi”, empresa da qual Blairo é um dos fundadores. O ex-governador orientou que o perfil seja denunciado e destacou a importância de ações contra crimes cibernéticos.
A postagem, marcada com as hashtags #denunciem e #crimecibernético, reforça o apelo para que usuários não apenas evitem interagir com perfis suspeitos, como também alertem as plataformas sobre o uso indevido de nomes de figuras públicas.